Obras de 1,3 milhões de euros vão transformar Seminário em espaço aberto à diocese
Bragança, 30 mar 2015 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda apelou à generosidade dos fiéis da diocese para a construção de uma nova ‘Casa Pastoral’, que vai resultar da transformação do atual Seminário de São José, num projeto de 1,3 milhões de euros.
“Queremos alargar o seminário para toda a Diocese e porque necessitamos de uma casa pastoral, aberta a todos, elaboramos para este efeito um projeto de reconstrução do corpo central do Seminário Diocesano de São José”, escreve D. José Cordeiro, numa nota pastoral divulgada no Domingo de Ramos.
A ‘Casa Pastoral’ vai incluir um espaço de “convívio e de formação permanente” dos padres, “em todas as fases da vida sacerdotal”, e espaços de formação teológica e reflexão espiritual para o clero e os leigos.
O bispo de Bragança-Miranda acrescenta que há vários serviços que estão a ser oferecidos aos cristãos da diocese “com muitas limitações devido à falta de um espaço capaz de responder às exigências destas atividades”.
“Porque a Diocese não quer deixar de oferecer este contributo espiritual a todos, sentimos urgência em requalificar o Seminário de São José”, explica.
Nesse sentido, o novo espaço acolheria o Instituto Diocesano de Estudos Pastorais com cursos de Bíblia, Teologia, Liturgia, Pastoral, Direito canónico, Espiritualidade e outras dimensões da cultura cristã, com uma biblioteca e um auditório, além de quartos.
D. José Cordeiro sublinha que a diocese “terá de conseguir o montante possível”, pelo que pede “donativos aos sacerdotes e a todos os fiéis, especialmente às Instituições canónicas e a todas as pessoas de boa vontade”.
Os primeiros donativos ascendem a 10 850 euros.
“O Seminário é uma casa pastoral aberta a todos na hospitalidade e na espiritualidade. Juntos com os sacerdotes estejamos ao serviço dos que mais precisam”, refere o bispo de Bragança-Miranda.
OC