Algarve: Carmelo de portas abertas a quem quiser rezar pela paz

Iniciativa mundial lançada este sábado pelo Papa Francisco

Faro, 26 mar 2015 (Ecclesia) – O Carmelo de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Patacão, Diocese do Algarve, vai associar-se à hora de oração mundial pela paz, este sábado a partir das 18h00, iniciativa que vai ser lançada pelo Papa Francisco.

“’O mundo está a arder’, gritava Teresa ao ver os conflitos e divisões que assolavam a sociedade do seu tempo. O nosso mundo também está a arder e, por vezes, não somos suficientemente sensíveis ou não temos a confiança necessária para acreditar que podemos fazer alguma coisa para apagar esse fogo”, escreveu o padre geral da Ordem dos Carmelitas Descalços às comunidades e fraternidades.

A hora de oração mundial pela paz no mundo foi convocada pelo padre Saverio Cannistrà como iniciativa integrada nas comemorações do quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Ávila, que se comemora este sábado – 28 de março de 1515.

“Nesse dia não nos poderemos esconder, deixando a solução desses problemas para os que governam, para os que têm responsabilidades”, acrescentou o sacerdote.

Na missiva, o religioso revelou que vai ser o Papa Francisco a dar início à hora de oração mundial pela paz, às 06h00 (GMT).

A partir desta hora cada comunidade escolhe “o momento e a maneira que considerem mais oportuna e adequada” para participar, explicou por sua vez o vigário geral dos Carmelitas Descalços.

O padre Emílio Martínez observa que “não é necessário que a hora seja simultânea” em todas as partes pois o objetivo é “’encher’ as horas desse dia com a oração pela paz”.

Desta forma, o Carmelo na Diocese do Algarve associa-se à iniciativa e acolhe quem quiser participar na capela do mosteiro, a partir das 18h00, deste sábado, onde depois o padre carmelita Armindo Vaz celebra a Eucaristia.

Segundo o jornal diocesano Folha do Domingo, o bispo do Algarve pediu ao clero e aos consagrados que acolham e envolvam as comunidades paroquiais neste momento de oração.

No mesmo sentido, também o padre Emílio Martínez tinha manifestado que “seria bonito convidar as famílias” a participarem mesmo nas suas casas e pede que, durante a hora de oração, seja colocada em lugar visível uma vela acesa “como sinal” desta adesão.

“De acordo com a Santa Sé, também queremos convidar para este momento de oração os crentes de outras confissões cristãs ou outras religiões”, escreveu ainda o vigário geral da Ordem dos Carmelitas Descalços.

Santa Teresa de Ávila iniciou a reforma da família Carmelita, morreu em Alba de Tormes, Salamanca, no ano de 1582 e foi proclamada doutora da Igreja pelo Papa Paulo VI, em 1970.

FD/CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR