Templo tinha sido vandalizado e queimado em agosto de 2014
Silves, 24 mar 2015 (Ecclesia) – A igreja de Armação de Pêra, no Algarve, vandalizada e incendiada em agosto de 2014, está de novo aberta ao culto depois de um conjunto de obras de restauro que ascenderam a cerca de 300 mil euros.
Segundo o jornal “Folha do Domingo”, o bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, presidiu à bênção do renovado templo destacando “todos quantos se envolveram” na concretização deste projeto e “de maneira desprendida e anónima” deram a mão à comunidade católica local.
“Os sentimentos hoje são de alegria”, salientou o prelado durante a cerimónia do último sábado, em que agradeceu em nome do pároco local a “dedicação, generosidade, entusiasmo e apoio” de todos quantos se envolveram nesta empreitada.
A igreja de Armação de Pêra, no concelho de Silves, situada junto à praia numa zona balnear muito frequentada, foi assaltada e vandalizada na madrugada de 22 de agosto de 2014.
Além de terem levado dinheiro e diversas peças ligadas ao culto, os autores do crime tentaram sem sucesso arrombar o cofre da igreja e acabaram por incendiar o templo, deixando toda a estrutura danificada.
As obras de restauro, que deverão ficar concluídas até ao final deste mês, foram financiadas por duas empresas locais, pela autarquia de Silves e por donativos particulares.
Envolveram “a remodelação do presbitério, com a construção de um novo altar, sacrário, ambão e cadeira do presidente e a substituição da cobertura”.
“Foi ainda feita a substituição do piso de madeira por granito, a instalação de equipamento de segurança contra incêndio e a aquisição de mobiliário para a sacristia”, adiantou ainda o jornal “Folha do Domingo”.
Apesar dos esforços das autoridades locais, refere a publicação, até agora não foi possível apurar a identidade e o paradeiro dos autores dos atos de vandalismo contra a igreja de Armação de Pêra.
JCP