América Latina: Igreja Católica denuncia violações dos direitos humanos de indústrias extrativas

Lisboa, 19 mar 2015 (Ecclesia) – Representantes de cinco organismos da Igreja Católica latino-americana foram ouvidos hoje sobre “Direitos Humanos e industrias extrativas na América Latina" pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em Washington, Estados Unidos da América.

Os representantes eclesiais vão apresentar a posição da Igreja católica face à violação dos direitos humanos das populações indígenas e camponesas pelas indústrias extrativas na América Latina.

Segundo a Agência Fides vão ser apresentados casos emblemáticos que aconteceram no Brasil, Equador, Honduras, México e Peru, e as recomendações que a Igreja fez aos Estados e à sociedade civil do continente assinalando também em relatório a indiferença recebida.

O relatório ressalta também e a criminalização dos ativistas de direitos humanos e as graves consequências na saúde, na integridade e na vida sobretudo das comunidades afetadas.

Os organismos que vão ser ouvidos são o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), a Rede Eclesial Panamazónica (REPAM), o Secretariado Latino-americano e do Caribe da Caritas (SELACC), a Confederação Latino-americana e caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR) e a Comissão da CNBB para a Amazônia.

Fides/CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR