Irmã Irene Guia critica falta de investimento no ensino artístico e na criatividade na proposta educativa em Portugal
Lisboa, 06 mar 2015 (Ecclesia) – A Irmã Irene Guia criticou a falta de investimento do Estado na promoção das artes e da criatividade no ensino e educação em Portugal cuja degradação da Escola de Música do Conservatório Nacional é símbolo.
“As artes educam para o belo. Ao educar para o belo, educam para o bom. Quando educam para o belo e para o bom, educam para o bem”, assinala a Escrava do Sagrado Coração de Jesus no comentário à Agência ECCLESIA.
A religiosa critica o pragmatismo da sociedade “que valoriza o ensino da matemática e do português em especial no ensino básico”, esquecendo o lugar “para a experimentação e para o erro”.
“Um miúdo fica extasiado quando vê algo bonito e isso provoca-lhe uma abertura ao transcendente, e não falo de Deus”.
Irene Guia lamenta a “amputação” que está a ser realizada no ensino em Portugal e que “bloqueia a capacidade de responder aos próprios sentimentos”.
“Preocupa-me que a nossa educação não ajude a descobrir o que o ser humano necessita para ser uma pessoa de bem a praticar o bem, que é comum”.
A comentadora da Ecclesia assinala que a manifestação “pacífica e musical” do Conservatório Nacional deveria ser “acolhida” para que “o Estado olhasse para todas estas escolas de outra forma”.
“Ainda bem que o Conservatório nacional saiu para a rua e que mau que é que a nível nacional não haja um carinho especial por esta escola e pelas escolas artísticas, que têm mais dificuldade em assinar atempadamente os contratos de associação com o Estado”.
Os contratos de associação permitem que o Estado financie a frequência dos colégios pelos alunos quando não há oferta pública na proximidade desses estabelecimentos de ensino, ou em casos de sobrelotação da escola estatal.
“Nestes estabelecimentos de ensino estão bolsas de oxigénio da nossa sociedade”, traduz a religiosa.
O comentário da Irmã Irene Guia pode ser acompanhado no programa Ecclesia no próximo domingo na Antena 1.
LS