Vaticano: Papa critica quem finge santidade

Cidade do Vaticano, 03 mar 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou hoje no Vaticano que Deus “perdoa generosamente” todos os pecados a quem aprende a “praticar o bem” mas não perdoa a hipocrisia de quem “finge a santidade”.

"Todos somos astutos e encontramos sempre um caminho que não é o certo, para parecer mais justos do que somos: é o caminho da hipocrisia", disse, na homilia da Missa a que presidiu esta manhã na capela da Casa de Santa Marta.

Segundo Francisco, os que fingem converter-se “são mentirosos” e o seu coração “não pertence a Deus” mas ao pai de todas as mentiras, “Satanás”.

“Esta é a falsa santidade. Mil vezes Jesus preferiu pecadores a estes, porque os pecadores diziam a verdade sobre si mesmos: ‘Fica longe de mim, Senhor, que eu sou um pecador!’”, recordou.

O Papa apresentou três palavras para refletir, o “convite à conversão”; o dom que o Senhor dá, isto é, “um perdão grande”, e “a armadilha” de fingir a conversão mas “tomar o caminho da hipocrisia”.

A intervenção falou num “imperativo” e um "convite" diretamente de Deus a aprender a “fazer o bem”, em particular junto daqueles que “ninguém recorda “,os "idosos abandonados”, as crianças que “não vão à escola” e aqueles “que não sabem fazer o sinal da cruz”.

“Atrás do imperativo e do convite há substancialmente o convite de sempre à conversão”, observou, explicando que a “sujidade do coração” não se remove como “uma mancha” que sai na lavandaria, mas na opção por um “caminho, uma estrada diferente da do mal”.

“O Senhor perdoa sempre tudo, mas se alguém quer ser perdoado tem de iniciar o caminho do fazer o bem. Este é o dom”, frisou Francisco.

RV/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top