Fátima: Santuário convida peregrino à santidade na oração e oferta da vida

Itinerário do peregrino 2014-2015 realiza-se em quatro etapas

Fátima, Santarém 28 fev 2015 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima propõe aos peregrinos um “Caminho de santidade” num itinerário de “oração ao ritmo dos passos” pelos lugares do Santuário da Cova da Iria.

“Os passos que dará pelo recinto serão testemunho de uma peregrinação interior que se propõe a decalcar o convite à santidade presente na aparição de agosto da Virgem Mãe, em Fátima, que faz eco da convocação evangélica à santidade (1Ped 1,16) e que foi acolhido como compromisso de vida pelos videntes Jacinta, Francisco e Lúcia”, explica o assessor do Serviço Executivo do Centenário.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA pela Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, Pedro Valinho Gomes assinala que a dimensão da peregrinação está “no centro da vida do Santuário” que, enquanto lugar celebrativo da fé, “é mais do que espaço de chegada e partida”.

Desta forma, para os peregrinos percorrerem o caminho de santidade, o santuário mariano oferece um desdobrável, em sete idiomas, que traça o percurso “orante através dos principais locais do Santuário da Cova da Iria”, que estão junto ao presépio do recinto.

A partir da manjedoura o peregrino é convidado primeira a fazer adoração, na Capela do Santíssimo Sacramento e depois de “aí focar o seu olhar no essencial” o itinerário conduz à Basílica da Santíssima Trindade.

Na basílica a contemplação do painel do altar-mor e a evocação da experiência dos pastorinhos oferecem o “contexto eclesial e escatológico” do convite à santidade repetido em Fátima.

Já na Capelinha das Aparições o peregrino é “chamado a consagrar a sua vida” como dom a Deus, pelas mãos da Senhora de Fátima, e convidado a meditar a vida de Cristo através da oração do Rosário.

O itinerário de santidade termina com a visita ao túmulo dos videntes, cujo exemplo de vida interpelará o peregrino, escreve Pedro Valinho Gomes.

“O apelo à santidade com que nos desafia o Evangelho, e que Fátima nos recorda, é vocação de todos”, recorda o assessor-Executivo do Serviço Executivo do Centenário.

A nota contextualiza ainda que na mensagem da Senhora do Rosário o apelo “descreve-se” através de duas atitudes fundamentais: “A centralidade da vida em Deus, pela oração, e a oferta da vida em prol dos outros.”

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top