Media: Falta de espirito associativo é um «pecado moderno», diz novo presidente da AIC

Associação de Imprensa de Inspiração Cristã agradeceu ao presidente que liderou o organismo deste a primeira hora até hoje

Fátima, Santarém, 27 fev 2015 – O padre Elísio Assunção foi hoje eleito presidente da direção da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC), na assembleia geral que decorreu em Fátima, e afirmou que a falta de espírito associativo é um «pecado moderno».

“É um defeito muito português. Nós estamos cada um no seu cantinho, cada um na sua ‘sacristia’ e cada um cultiva o seu bocadinho de terra sem se interessar pelos outros. Falta muito o espírito associativo”, disse o padre Elísio Assunção à comunicação social após a assembleia geral.

Para o presidente da direção AIC, a dificuldade está em “compreender o valor do espírito associativo”, o que classifica como um “pecado moderno.

“Para nós, de inspiração cristã, isso é um ‘pecado moderno’, porque a Igreja é comunhão, é família”, afirmou padre Elísio Assunção.

O novo presidente da direção da AIC adiantou que as prioridades do mandato que hoje iniciou são “apoiar os sócios” na tomada de conhecimento da nova legislação que regula os incentivos do Estado à comunicação social regional, que estão a entrar em vigor, e criar projetos em parceria para partilha fotografias.

Para o padre Elísio Assunção, as parcerias, também com outras associações, serão uma prioridade porque conseguem-se “melhores resultados” com “menos esforço e menos custos” "trabalhando juntos".

A Assembleia Geral da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã expressou a sua gratidão ao cónego António Salvador Santos, presidente da AIC desde a fundação e que, por motivos de saúde, deixa a liderança desta estrutura associativa.

“Os jornais de há 30 anos não têm nada que ver com os de hoje. Graças ao trabalho quer do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais quer da AIC, foram feitas muitas ações de formação que ajudaram a sensibilizar os responsáveis dos jornais e a valorizar a imprensa regional, sobretudo a de inspiração cristã”, disse o cónego Salvador Santos.

O presidente cessante da AIC sustenta que a criação da Associação “foi um passo muito positivo que foi dado e que valeu a pena”.

Na reunião de hoje, a AIC prestou ainda homenagem ao antigo administrador do jornal a Reconquista, Vitor Serra, recentemente falecido.

A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã nasceu em 1992, ano em que foram aprovados os estatutos durante a assembleia geral de associados; atualmente tem 270 sócios, 180 dos quais efetivos.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top