Ucrânia: Arcebispo de Lviv destaca apoio da Igreja Católica às vítimas do conflito

Lisboa, 27 fev 2015 (Ecclesia) – O arcebispo de Lviv, Ucrânia, testemunhou na sede internacional da Fundação Ajuda a Igreja que Sofre (AIS) o cuidado "pastoral" e "material" que a Igreja Católica está a prestar às vítimas de conflito no país, independentemente da sua religião.

“Nós cuidamos dos refugiados, tanto do ponto de vista pastoral como material. Auxiliamos as famílias dos soldados, e procuramos ajudar os mais necessitados, distribuindo alimentos e medicamentos”, explicou D. Mieczyslaw Mokrzycki à AIS.

O prelado revelou a título de exemplo que o presidente da Câmara de Lviv, município no oeste da Ucrânia, tem interpelado diretamente os responsáveis eclesiais para acolherem mais refugiados e destaca o clima de “grande solidariedade”.

“Embora as pessoas não tenham muito, ajudam-se uns aos outros”, observou.

Segundo a AIS, o elevado número de refugiados, consequência do conflito armado entre o Governo e separatistas russos, tem “obrigado à criação de campos improvisados” de acolhimento e à construção de abrigos provisórios, no país do leste europeu.

A Fundação pontifícia AIS informa no seu sítio online que tem apoiado “diversas dioceses” neste trabalho humanitário e contabiliza uma ajuda que “já ultrapassou os 130 mil euros”.

AIS/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top