Leiria-Fátima: Diocese tem a sua primeira igreja dedicada aos pastorinhos Francisco e Jacinta

Celebração na Paróquia de São Tiago dos Marrazes vai ser presidida por D. António Marto

Leiria, 21 fev 2015 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima vai presidir este domingo à primeira Missa na nova igreja dos Pastorinhos, a primeira dedicada aos beatos Francisco e Jacinta Marto nesta diocese e a segunda no país.

O pároco de de São Tiago dos Marrazes, padre Augusto Gomes Gonçalves, acolheu a ideia da dedicação “como um desafio”.

“Eu próprio abracei a proposta, até porque desde muito pequeno estive ligado a Fátima. Fiz uma vez, tinha 14 anos, uma entrevista ao 'Ti Marto' e à 'Ti Olimpia', pais do Francisco e da Jacinta, que nunca esquecerei”, afirmou, em declarações à sala de imprensa do Santuário de Fátima.

O processo da dedicação da nova igreja teve a colaboração da postulação causa de canonização de Francisco e Jacinta Marto e do Santuário de Fátima.

“A dedicação é celebrada como uma grande bênção de Deus e está a ser preparado com entusiasmo e com a certeza da intercessão dos Beatos Francisco e Jacinta”, relata o pároco.

A igreja, na paróquia dos Marrazes, a norte de Leiria, foi construída numa zona que em tempos foi rural, a Quinta do Alçada, em terreno cedido pela autarquia de Leiria, atualmente um “espaço urbano, ainda bastante anónimo”.

“Só aquela zona, uma das sete de toda a paróquia e a maior, tem cerca de cinco mil habitantes. Neste espaço humano habitam pessoas de quase todo o mundo, de todas as culturas e de vários credos”, descreve o padre Augusto Gomes Gonçalves.

A igreja é um projeto da autoria da arquiteta leiriense Alexandra Cantante e, segundo o pároco,  “é uma igreja única, estética, simples e funcional que faz convergir toda a assembleia para o altar, tem lugar para 450 pessoas sentadas”.

As imagens dos pastorinhos beatos Francisco e Jacinta Marto, cuja festa litúrgica se celebra a 20 de fevereiro, e a de Nossa Senhora de Fátima, que ali ficarão à veneração dos fiéis, são da autoria de Bruno Marques, e encontram-se ainda a ser esculpidas.

Para além da igreja, a obra contempla um auditório para 370 pessoas, salas de catequese e três salas maiores para reuniões.

A cerimónia de dedicação vai iniciar-se pelas 15h30.

SISF/SN/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top