Iniciativa apresenta novo rosto e propostas para a Quaresma
Braga, 19 fev 2015 (Ecclesia) – O «Passo-a-Rezar», um projeto do Apostolado da Oração que propõe uma oração diária online que pode ser descarregada e ouvida “a qualquer hora, em qualquer lugar”, registou “mais de sete milhões” de downloads em cinco anos.
“O Passo-a-Rezar festeja o quinto aniversário e já conta com mais de 12 mil utilizadores diários; 15 mil instalações em aplicações móveis, uma média de 1500 visitas diárias ao site e 24 mil seguidores no facebook”, revela o Apostolado da Oração (AO), no quinto aniversário da iniciativa.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o AO, obra confiada à Companhia de Jesus (Jesuítas), informa que para esta data o «Passo-a-rezar» apresenta uma nova imagem e “convida” os utilizadores a preencherem um inquérito sobre o projeto.
Os jesuítas destacam a recetividade “extraordinária” do projeto na internet “desde o início” que motivou um “enriquecimento constante dos conteúdos” e a sua formatação para novas aplicações móveis uma vez que em fevereiro de 2010 nasceu apenas para o formato mp3.
“Todos os passos foram dados com objetivo de ajudar os utilizadores a rezarem o dia e a fortalecerem a sua relação com Deus, tendo sempre ao dispor uma oração”, destaca.
O Apostolado de Oração explica que os conteúdos para além da meditação diária e das intenções mensais do Papa têm sido “diferenciados e adaptáveis” às circunstâncias e aos momentos de vida de cada um.
Em "Passos para Mais", exemplifica a obra jesuíta, encontra-se a oração do terço e retiros para tempos específicos, como o Advento e a Quaresma, ou propostas que ajudam a rezar o dia, a “preparar uma peregrinação mariana” ou “simplesmente fazer uma pausa” para conhecer os sete textos “mais belos” da Bíblia.
Nesse sentido, para a Quaresma de 2015, que começou esta Quarta-feira de Cinzas, a equipa responsável preparou uma “surpreendente Via-Sacra com Maria” com a voz da atriz Susana Arrais e do locutor de rádio João Chaves.
Todos os conteúdos do projeto online «Passo-a-Rezar» são gratuitos e para fazer fase a despesas com “gravações, músicas, licenças para aplicações móveis, design, deslocações e alojamento do site” tem em curso uma campanha de donativos, como em anos anteriores.
“O donativo pode, por exemplo, fazer parte da renúncia quaresmal. Os valores são exclusivamente gastos na produção e manutenção do Passo-a-Rezar”, frisa o comunicado.
Segundo a obra da Companhia de Jesus, o “sucesso” do «Passo-a-Rezar» deve-se também ao “empenho” da equipa que conta com o apoio de um grupo de voluntários e tem como parceiros principais a Rádio Renascença e a Agência Ecclesia.
CB/OC