Funchal: Renúncia quaresmal apoia fundo diocesano e crianças na Guiné-Bissau

Funchal, Madeira, 18 fev 2015 (Ecclesia) – O bispo Funchal anunciou hoje que a renúncia quaresmal dos católicos madeirenses vai ter como destino o Fundo Social Diocesano e o “Projeto + Criança”, uma rede de Centros de Recuperação Nutricional na Guiné Bissau.

“Em espírito de solidariedade e partilha fraterna, pensamos nas situações de carência mais próximas de nós, mas não esquecemos, também, tantas outras necessidades materiais e espirituais, com que se debatem os nossos missionários, na sua ação evangelizadora”, explicou D. António Carrilho na Sé do Funchal, durante a Eucaristia de Quarta-feira de Cinzas.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a diocese informa que a renúncia quaresmal dos católicos madeirenses destina-se ao Fundo Social Diocesano e a apoiar o “Projeto + Criança”, uma rede nacional de Centros de Recuperação Nutricional da Cáritas da Guiné Bissau.

“Este programa atende mais de 60 000 crianças por ano, em 25 Centros geridos pela Cáritas, os quais têm um papel decisivo, na vigilância nutricional e na saúde das crianças, mas também na sua proteção, em casos de maus tratos e outras situações de risco”, desenvolveu o prelado.

O apoio aos centros da Igreja Lusófona surgiu por intermédio e desafio da Fundação Fé e Cooperação – FEC, uma organização não-governamental para o desenvolvimento da Conferência Episcopal Portuguesa, que assinala 25 anos em 2015.

“A participação é muito livre, segundo as possibilidades e a consciência pessoal dos fiéis, na certeza de que Deus não deixará sem recompensa qualquer gesto de atenção e partilha fraterna”, disse D. António Carrilho.

A Diocese do Funchal informa que as ofertas desta renúncia quaresmal vão ser recolhidas nos ofertórios das Missas de sábado e Domingo de Ramos, nos dias 28 e 29 de março, em todas as igrejas e capelas.

A Quaresma, que se inicia hoje com a celebração de Cinzas, é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

Neste contexto surge a renúncia quaresmal, prática em que os fiéis abdicam da compra de bens adquiridos habitualmente noutras épocas do ano, reservando o dinheiro para finalidades especificadas pelo bispo da sua diocese.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR