Documento traça perfil de historiado aberto ao diálogo com a cultura contemporânea
Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano
Cidade do Vaticano, 14 fev 2015 (Ecclesia) – A biografia oficial de D. Manuel Clemente, divulgada pelo Vaticano, sublinha a “presença ativa” do cardeal-patriarca na ação da Igreja Católica nas duas maiores cidades portuguesas.
“Um historiador da Igreja, perito da pastoral nos contextos urbanos ocidentais de antiga tradição católica, necessitados de uma nova evangelização: o cardeal português Manuel José Macário do Nascimento Clemente soube unir o estudo das origens do cristianismo lusitano a um ministério caraterizado por uma presença ativa nas suas maiores cidades do país, Porto e a capital Lisboa”, pode ler-se.
Para além das principais datas da vida do novo cardeal, nascido a 16 de julho de 1948, o documento distribuído aos jornalistas pela Santa Sé assinala o trabalho na área da História Religiosa e a colaboração com vários meios de comunicação social, incluindo o programa ECCLESIA (RTP2).
“Pelo seu compromisso cívico em defesa do diálogo e da tolerância e contra a exclusão social, recebeu distinções e reconhecimentos, entre os quais o Prémio Pessoa de 2009 e a grã-cruz da Ordem de Cristo (2010)”, refere a resenha biográfica.
O texto elogia um “estilo pastoral feito de proximidade e abertura”, do ponto de vista cultural e ecuménico, aludindo também ao Sínodo diocesano que está em curso, até 2016.
OC