Açores: Bispo pede «oração e atenção» aos doentes e idosos

Angra do Heroísmo, Açores, 12 fev 2015 (Ecclesia) – O bispo de Angra pediu “oração e atenção aos doentes e aos idosos”, onde se incluiu explicando que a sua “saúde não está famosa”, na Eucaristia do Dia Mundial do Doente, esta quarta-feira, na Sé de Angra.

“Estou a aproximar-me rapidamente dos 75 anos de idade e a minha saúde não está famosa. Daqui a dias, terei de ir para Lisboa, para exames clínicos e talvez para ser operado. Há de ser o que Deus quiser, seja feita a Sua vontade!”, revelou D. António de Sousa Braga.

No dia da memória litúrgica de Nossa Senhora de Lurdes é celebrado pela Igreja Católica o Dia Mundial do Doente, que este ano teve como tema ‘Sapientia cordis’ [sabedoria do coração], escolhido pelo Papa Francisco.

Nesse sentido, o prelado lembrou que em todas as horas é necessária “a sabedoria do coração” para viverem concretamente “uma atitude respeitosa e compassiva para com os outros” a começar pelos que sofrem, “nomeadamente com os achaques da idade ou da doença”.

Segundo D. António de Sousa Braga, esta sabedoria traduz-se em “ser solidário com o irmão, sem o julgar”, em “sair de si” para ir ao encontro e estar com o irmão e em “servi-lo”.

O prelado dos Açores pediu aos presentes que rezem “uns pelos outros e pelos sacerdotes”, nomeadamente “os doentes e os idosos”.

Na celebração do 23.º Dia Mundial do Doente também estiveram os 13 novos cónegos do Cabido da Sé de Angra aos quais o prelado indicou que um dos campos “privilegiados” de aconselhamento e apoio à ação episcopal é o “cuidado” dos membros do presbitério.

Depois da Eucaristia os elementos do Cabido foram visitar os “cónegos jubilados doentes” que estão internados na Casa de Saúde de São Rafael, informou o sítio de informação ‘Igreja Açores’.

IA/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top