Vaticano: Porta-voz refuta notícias sobre plano de atentado contra o Papa nas Filipinas

Cidade do Vaticano, 09 fev 2015 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano negou hoje que um grupo terrorista ligado à Al-Qaeda tenha planeado um atentado contra o Papa Francisco durante a sua visita às Filipinas, em janeiro.

“Esta informação não tem fundamento”, declarou o padre Federico Lombardi, em conferência de imprensa, citando o arcebispo de Manila, cardeal Luis Antonio Tagle.

“Não tivemos qualquer eco, de nenhum tipo”, acrescentou.

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé negou ainda a existência de um “esboço” de nova Constituição do Vaticano, com 66 páginas, ao contrário do que foi noticiado nalguns sites italianos.

O padre Federico Lombardi falava aos jornalistas a respeito da conclusão, estar tarde, da oitava reunião do Conselho dos Cardeais – conhecido como ‘C-9’ – que o Papa criou para o auxiliarem na reforma da Cúria Romana.

Este tema vai estar em debate por 100 a 150 cardeais numa reunião que vai decorrer entre quinta e sexta-feira “para ponderar sobre as orientações e as propostas” para estas mudanças, dias antes do consistório público para a criação de novos cardeais, incluindo D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, no sábado.

Os trabalhos vão ser abertos por duas curtas intervenções, a cargo do Papa Francisco e do decano do Colégio Cardinalício, D. Angelo Sodano.

O C9, organismo consultivo com representantes de várias dioceses, apresentou em setembro de 2013 um esboço de nova Constituição para a Cúria Romana, que foi discutido com os responsáveis dos organismos centrais do governo da Igreja, dois meses depois.

O trabalho está mais avançado no que diz respeito às questões económicas e administrativas e às questões relacionadas com os departamentos de economia, após a instituição do Conselho e da Secretaria para a Economia, liderada pelo cardeal australiano D. George Pell.

O padre Federico Lombardi confirmou que existe a proposta de agrupar os Conselhos Pontifícios dos setores “Leigos-Vida-Família” e “Caridade-Justiça-Paz”.

Segundo o porta-voz do Vaticano, a reforma está a ser feita numa perspetiva de “serviço” à Igreja Católica em todo o mundo.

O documento que regulamenta atualmente a Cúria Romana é a constituição 'Pastor Bonus', assinada por São João Paulo II a 28 de junho de 1988.

A próxima reunião do C9 vai decorrer entre os dias 13 e 15 de abril.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top