Francisco destacou a ação das comunidades ecuménicas de Taizé e de Bose
Cidade do Vaticano, 24 jan 2015 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje os participantes do colóquio ecuménico de religiosos e religiosas e destacou a importância das comunidades ecuménicas.
Francisco afirmou que era particularmente significativo que o encontro tenha tido lugar durante a Semana de Oração para a unidade dos cristãos e destacou a ação das comunidades ecuménicas de Taizé e de Bose, ambas presentes no Colóquio.
Recordou o Decreto conciliar “Unitatis redintegratio” no N° 5, “A vontade de re-estabelecer a unidade de todos os cristãos está presente, naturalmente em todas as Igrejas e diz respeito seja ao clero seja aos leigos”.
“Não é, por outro lado uma casualidade que numerosos pioneiros do ecumenismo tenham sido mulheres e homens consagrados. Até agora, várias comunidades religiosas dedicam-se intensamente a tal objetivo e são lugares privilegiados de encontro entre cristãos de diversas tradições.”
No fim do seu discurso o Papa sublinhou a importância, mas também os frutos ou benefícios da unidade dos cristãos e mais uma vez evocou a ação do Espírito Santo nesse processo.
«Que se recordem todos os fiéis, que quanto melhor promoverem ou ainda quanto melhor viverem a prática da unidade dos cristãos, quanto mais procurarão conduzir uma vida conforme ao Evangelho.”
RV/SN