Vaticano: Papa disponível para receber Dalai Lama e visitar a China

Lisboa, 20 jan 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse esta segunda-feira que está disponível para receber o Dalai Lama e explicou aos jornalistas o motivo desse encontro não ter acontecido em dezembro, na Cimeira Mundial dos Prémios Nobel da Paz.

“É costume, segundo o protocolo da Secretaria de Estado, não receber personalidades e chefes de Estado quando estão em Roma para uma reunião internacional”, explicou Francisco, em conferência de imprensa, durante o voo de regresso ao Vaticano, a partir de Manila.

“Vi nalguns jornais que não o recebi por medo da China e isso não é verdade”, acrescentou.

O Papa confirmou que o líder budista tibetano “pediu uma audiência” e que lhe foi sugerida uma data futura, pelo que as duas partes “estão em contacto”.

Nesse sentido, realçou que não está em causa “a recusa da pessoa” ou o “medo da China”.

“Somos abertos e queremos a paz com todos”, precisou.

Sobre as negociações para uma possível viagem à China, Francisco disse as relações bilaterais são de gente “educada” e que se avança “passo a passo”.

“Ainda não se sabe nada, mas eles [Pequim] sabem que estou disposto a receber ou a ir lá. Sabem disso”, explicou.

O voo papal desta segunda-feira sobrevoou o território da China e o Papa enviou uma mensagem ao chefe de Estado do país, Xi Jinping, como aconteceu em agosto de 2014, aquando da viagem à Coreia.

“Envio saudações cordiais a vossa excelência, ao sobrevoar o país no meu caminho das Filipinas para o Vaticano. Asseguro-lhe as minhas orações por si e por todo o povo da China, invocando sobre si bênçãos abundantes de harmonia e prosperidade”, refere o texto do telegrama.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top