Igreja/Portugal: Universidade Católica atribui doutoramento «honoris causa» ao cardeal Gianfranco Ravasi

Presidente do Conselho Pontifício da Cultura vai ser distinguido no dia da UCP

Lisboa, 14 jan 2015 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai atribuir um doutoramento ‘honoris causa’ ao cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura (Santa Sé), por ocasião do dia nacional da instituição académica.

A cerimónia vai decorrer a 30 de janeiro, pelas 16h30, no auditório Cardeal Medeiros (Lisboa), tendo como lema ‘Alargar Horizontes’.

“Uma Universidade, e por maior razão ainda uma Universidade Católica, tem de ser um grande laboratório para o presente. Não lhe basta um olhar distanciado sobre a realidade, como se ela própria se pudesse colocar de fora das dificuldades e das angústias, das esperanças e das alegrias da história que corre”, escreve a reitora da UCP, em texto enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Na mensagem para o Dia Nacional da UCP, celebrado anualmente no primeiro domingo de fevereiro, Maria da Glória Garcia assinala que a instituição académica, seguindo o desígnio do Papa Francisco – “não sejam espectadores, mas protagonistas” –, quer colocar-se “mais expressamente” ao serviço das pessoas e da sociedade para “cumprir a sua vocação e missão”.

A reitora da Universidade Católica Portuguesa apela ainda ao “interesse e ajuda” de todos, em particular “da Igreja portuguesa e das suas comunidades cristãs”, e que “confiem” na importância que representa um projeto universitário de “excelência”.

Na sua mensagem, Maria da Glória Garcia recorda ainda que o peditório das missas no Dia Nacional da UCP, a 1 de fevereiro, se destina, “em exclusivo”, a apoiar alunos carenciados da Faculdade de Teologia através de bolsas de estudo.

O cardeal Gianfranco Ravasi esteve em Portugal em novembro de 2012, para participar nas jornadas sobre 'Liturgia, Arte e Arquitetura nos 50 anos do Concílio Vaticano II', promovidas pela UCP, em Lisboa, antes da realização da sessão portuguesa do Átrio dos Gentios, em Guimarães e Braga, onde interveio num debate sobre ‘O valor e o sentido da vida de cada ser humano’ com o neurocirurgião João Lobo Antunes.

O presidente do Conselho Pontifício da Cultura, presidiu nesse mesmo ano à peregrinação internacional de 12 e 13 de maio em Fátima.

Nascido em 1942, D. Gianfranco Ravasi foi ordenado padre em 1966 na Arquidiocese de Milão, tendo sido nomeado nos anos seguintes prefeito da Biblioteca Ambrosiana, professor de exegese bíblica na Faculdade de Teologia da Itália Setentrional e membro da Pontifícia Comissão Bíblica.

Recebeu a ordenação episcopal em 2007 e foi criado cardeal por Bento XVI, a 20 de novembro de 2010.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top