Doutrina da fé em reflexão de bispos europeus
Cidade do Vaticano, 13 jan 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco numa mensagem ao encontro entre as Comissões Doutrinais das Conferências Episcopais da Europa e a Congregação para a Doutrina da Fé, a decorrer em Esztergom na Hungria, revelou que é preciso “novo impulso missionário”.
“Que este encontro possa contribuir para afrontar colegialmente algumas dificuldades doutrinais e pastorais que se apresentam na Europa com o objetivo de suscitar nos fiéis um novo impulso missionário e uma maior abertura às dimensões transcendentes da vida”, apelou Francisco.
Na mensagem lida pelo prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o cardeal Gerhard Müller, o Papa alertou que sem estes dois objetivos a Europa pode “perder o ‘espírito humanístico’ que tanto ama e defende”.
O encontro que começou hoje em Esztergom, cidade do norte da Hungria, e termina a 15 de janeiro, pretende “valorizar” os episcopados locais, em particular as Comissões Doutrinais responsáveis pela unidade e integridade da fé e também pela transmissão da fé às gerações mais jovens.
“As Conferências Episcopais podem dar um multíplice e fecundo contributo para que o senso de colegialidade realize-se concretamente”, acrescentou ainda o Papa Francisco na sua mensagem.
A Conferência Episcopal Portuguesa está representada por D. Nuno Brás, bispo-auxiliar do Patriarcado de Lisboa.
A Comissão da Doutrina dos Bispos da Europa é, a pedido de Paulo VI, em 1967, através da Comissão da Doutrina da Fé, um órgão consultivo que assiste as Conferências e os bispos individualmente, sobre questões doutrinais e de fé.
O primeiro encontro decorreu em Bogotá, em 1984, quando o Cardeal Joseph Ratzinger era responsável pela Comissão, tendo-se seguido reuniões em Kinshasa, Viena, Guadalajara, São Francisco e Dar es Salaam.
RV/LS/CB/LFS