Património: Assembleia Legislativa dos Açores vai votar classificação do Senhor Santo Cristo como tesouro regional

Angra do Heroísmo, Açores, 07 jan 2014 (Ecclesia) – Os deputados da Comissão Parlamentar de Assuntos Sociais, da Assembleia Legislativa dos Açores, aprovaram por “unanimidade” o projeto de decreto legislativo regional que classifica como tesouro regional a imagem do Senhor Santo Cristo e cinco adereços.

O sítio online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, informa que para que a classificação de tesouro regional, seja atribuído à imagem do Senhor Santo Cristo e a cinco adereços, o projeto de diploma tem de ser aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa dos Açores, “que se realiza na próxima semana”.

“A decisão do agendamento será tomada na Conferência de Líderes que reúne amanhã ou depois”, acrescenta o sítio informativo segundo apurou junto de fonte parlamentar.

Depois dessa aprovação, a designação de tesouro regional vai ser atribuída à Imagem do Senhor Santo Cristo e a cinco adornos, respetivamente, o resplendor, a coroa, o cetro, as cordas e o relicário, segundo a proposta entregue pela Diocese ao Governo Regional dos Açores.

O processo de classificação começou em junho de 2014 por iniciativa do PSD Açores e assinada pelos quatro partidos da oposição na sequência da Diocese de Angra, a proprietária da imagem e adereços, autorizou a participação do resplendor, “a peça mais valiosa do tesouro”, na exposição “Splendor Et Gloria”, no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa.

O sítio Igreja Açores contextualiza que em agosto de 2014 a diocese, “depois de um estudo aturado”, pediu ao Governo Regional a classificação de tesouro regional.

“A nossa proposta baseia-se num estudo feito pela Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja, desenvolvida no ano passado. Trata-se de um inventário em que foram consultados 40 obras e artigos de investigação sobre estas peças e consideramos que, para já, só estas devem merecer a classificação de Tesouro Regional”, disse o vigário-geral a 16 de outubro de 2014.

Nesta data o padre Hélder Fonseca Mendes representou a diocese que foi ouvida na Comissão Parlamentar de Assuntos Sociais sobre a classificação.

IA/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top