Vida Consagrada: O «Natal dos simples» em Cabo Verde

Lisboa, 29 dez 2014 (Ecclesia) – O padre Nuno Rodrigues, dos Missionários do Espirito Santo (Espiritanos), viveu 14 anos em Cabo Verde e recorda histórias e experiências sobre o nascimento de Jesus, o “Natal dos simples” diferente da realidade europeia.

“Os natais de África são despidos de consumismo, das catedrais do consumo de compras e prendas e são centralizados no essencial”, começa por explicar o sacerdote espiritano que recorda que a missa do Natal começa, por exemplo, às 21h00 e acabava à 01h00.

A Eucaristia para além da encenação do nascimento conta também com a adoração do Menino Jesus, onde “seguramente três mil a quatro mil pessoas” estavam durante uma hora em adoração.

Esta quadra também é tempo de solidariedade e o «Natal dos simples» em Cabo Verde não é diferente com “os pobres que pouco têm” a oferecerem bens para partilharem.

O padre Nuno Rodrigues, recorda um estudo que “saiu há pouco” e revelava que são os mais pobres que partilham mais e não quem tem mais posses.

“Tenho essa prova nesta comunidade onde vivi na verdade são os mais simples, os mais pobres de Deus, que são capazes de abrir o coração às necessidades dos outros. Nessa Missa traziam tudo, desde dois ou três ovos a papaias, mangas, bananas, galinhas e galos”, desenvolveu.

Na Missa do dia de Reis, estas ofertas eram distribuídas pelos mais pobres e para o missionário espiritano é “um elo de ligação entre toda a comunidade” e ninguém ficava indiferente.

Atualmente a viver em Portugal, o sacerdote dedica-se à animação missionária e considera que estes gestos na Europa ainda “estão muito longe” da sua anterior realidade onde a rede social, a caridade, “é muito técnica e pouco humana”.

“Julgo que a aprendizagem que temos de fazer nestas épocas de solidariedade, em que o sentimento humano é mais forte, é talvez despertar as profundezas das relações humanas porque às vezes damos muitas coisas mas não nos damos a nós próprios”, analisou o padre Nuno Rodrigues.

A música, outra componente essencial do Natal, em Cabo Verde destaca-se nas típicas mornas e coladeiras que “exaltam o espírito do Natal, o espírito missionário, o espírito de doação e entrega”, revela.

A entrevista ao padre Nuno Rodrigues, espiritano que viveu 14 anos em Cabo Verde vai ser transmitida hoje às 22h45, no programa ECCLESIA, na Antena 1 da rádio pública.

SN/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top