A iniciativa do presidente da CIRP, padre Artur Teixeira, em Vila Franca de Xira
Lisboa, 24 dez 2014 (Ecclesia) – O presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) vai fazer uma visita a quem passa a noite de Natal numa construção inacabada, em Vila Franca de Xira, que acolhe “desempregados, estrangeiros e sós” e deseja que outros o acompanhem.
“Gostaria de chegar acompanhado de alguém mais, pessoas consagradas e outras não praticantes mas tudo gente de boa vontade para multiplicar o abraço do Deus Menino e mais algum pão nosso de cada dia para aquecermos melhor o coração destes nossos vizinhos e os nossos também”, é o repto do padre Artur Teixeira através da Agência ECCLESIA.
O presidente da CIRP explica que neste contacto vão também entoar “conhecidas melodias natalícias”, aprender outras novas para que todos possam “acreditar e reforçar" a esperança que outros encontros vão ser possíveis em 2015.
Num vídeo com menos de dois minutos o sacerdote “apresenta” o estado do edifício, com vista para a autoestrada (A1), onde pretende ter a sua noite de Natal, na periferia como apela constantemente o Papa Francisco.
“Trarei uma luzinha da Cáritas (campanha «10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz») que acenderei numa qualquer varanda improvisada e alguns pães e peixes para dividir”, revela sobre o que vai levar no alforge que prepara o banquete do encontro.
O padre Artur Teixeira assinala ainda que estar no “lugar de missão” faz parte dos Missionários Claretianos não só nesta noite mas “durante todo o ano” e apresenta dois exemplos de uma “lista que poderia alongar-se”.
“O padre Marçal vai estar com os jovens que o tribunal de menores nos confiou no lar juvenil dos Carvalhos, Vila Nova de Gaia; O padre Joaquim Maia com os reclusos do Estabelecimento Prisional de Sintra”, revelou.
CB/PR