Construções caracterizam-se pela preocupação ambiental e de baixo custo na escolha de materiais
Cidade do Vaticano, 24 dez 2014 (Ecclesia) – A Casa de Santa Marta, no Vaticano, residência oficial do Papa Francisco também se prepara para receber o nascimento de Jesus e em três sítios diferentes expõe três presépios também em si diferentes na construção e nos materiais.
Descendo a Casa de Santa Marta, a partir do quarto do Papa Francisco na antecâmara do seu apartamento, está um presépio que foi oferecido pelo grupo «amigos do Presépio», de Monte Porzio Catone.
“É um diorama de escola romano-espanhola, sem construções, no qual encontra colocação a gruta”, explica o jornal L’Osservatore Romano.
Para representar a natividade foram escolhidas estátuas em resina provenientes de Montserrat, em Espanha, e para a construção do presépio foi utlizado polistireno, gesso, juta e madeira, com luzes led.
No salão da Casa de Santa Marta, Francisco, os hóspedes, os convidados e os funcionários têm acesso a um presépio inspirado num quadro do ano de 1815 que representa a pequena torre redonda de Tor di Quinto, em Roma, do dinamarquês Christoffer Wilhelm Eckersberg.
O presépio foi oferecido ao Papa pela Paróquia de Santa Domitila, de Latina, e o autor, Pasquale Scognamiglio, apresenta a vida rural da capital de Itália, Roma, com uma torre rodeada por três casas no fundo da paisagem rochosa.
No cenário montado, uma dona de casa estende um lençol branco numa varanda, depois com o terreno “levemente em declive”, explica o L’Osservatore Romano, existem arbustos e vegetação e cravado na montagem aparece a gruta do nascimento.
Por sua vez, o terceiro presépio montado no rés-do-chão caracteriza-se pelo low-cost (baixo custo) e pela sustentabilidade ambiental onde dezenas de personagens “estátuas de madeira polícroma do final de oitocentos e o início de novecentos convergem numa ruína com um pórtico que as intempéries e o tempo estragaram.
O responsável pela manutenção da Casa de Santa Marta é o autor deste presépio e explica que Jesus escolheu nascer num “lugar em decadência, provisório, no qual falta tudo” onde só o teto é “garantido”.
Um tocador de flauta e um pastor dirigem-se para o pórtico seguidos por um rebanho de ovelhas enquanto as outras personagens preparam-se para receber o nascimento do Salvador, descreve o jornal L’Osservatore Romano.
Nos materiais para a construção deste presépio destacam-se galhos, madeira, ramos, musgo e rochas dos Jardins do Vaticano bem como tintas laváveis e uma fonte com água corrente.
O jornal revela que “sente-se a harmonia” que Alessandro Di Placidi, o autor do presépio, quis transmitir com esta representação: “As luzes convidam a fixar o olhar no abrigo simples.”
OR/CB