Natal: Bispo do Funchal pede atenção às situações de «dor e sofrimento»

D. António Carrilho celebrou primeira das nove Missas do Parto que preparam a «grande Festa» na Madeira

Funchal, Madeira, 16 dez 2014 (Ecclesia) – O bispo do Funchal incentivou hoje as pessoas a fazerem do Natal “um tempo forte de busca, de encontro”, especialmente com aqueles que vivem momentos de “dor e sofrimento”.

D. António Carrilho deixou este desafio durante a celebração da primeira Missa do Parto deste ano, na Igreja da Nazaré, uma das tradições mais emblemáticas do Arquipélago da Madeira e que se destina a celebrar a gravidez de Maria.

Segundo o Jornal da Madeira, o prelado aproveitou a celebração para realçar o “excelente” serviço que o Exército presta na região, junto dos mais necessitados.

“Os militares são solícitos, atentos e disponíveis para colaborar em tudo aquilo que é necessário, como serviço de apoio às pessoas, ao bem comum da sociedade”, salientou.

Até dia 24 de dezembro, vão acontecer mais 8 Missas do Parto, para assinalar os nove meses da gravidez de Nossa Senhora até dar à luz o Menino Jesus.

Estas novenas marcam na Madeira a preparação da “grande Festa” do Natal e estão ligadas ao período da colonização do arquipélago.

“São uma adaptação regional das missas em honra de Nossa Senhora do Ó”, explica o Jornal da Madeira.

A eucaristia na Igreja da Nazaré, no Funchal, teve a participação de Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional da Madeira.

JM/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top