Algarve: Diocese recebe a «Luz da Paz» de Belém

Faro, 15 dez 2014 (Ecclesia) – As paróquias de Albufeira, Ferreiras e São Pedro de Faro, na Diocese do Algarve, recebem a “Luz da Paz” originária da igreja da Natividade, em Belém na (Cisjordânia) Palestina, entre esta sexta-feira e domingo.

Uma delegação de dirigentes do Agrupamento 98 do Corpo Nacional de Escutas no Algarve, e membros da comunidade do Patacão da paróquia de São Pedro de Faro, vão trazer de Espanha a ‘Luz da Paz’, esta sexta-feira, dia 19 de dezembro, informa o jornal diocesano Folha do Domingo.

Pelas 22h00, a lamparina vai ser recebida na igreja matriz de Faro onde vai realizar-se uma vigília de oração, “segundo a espiritualidade de Taizé”, comunidade ecuménica na França, e no final da celebração esta luz é distribuída por quem a quiseram “levar nas suas lamparinas, lanternas ou candeias” para casa, paróquias, instituições, movimentos, organizações, associações ou grupos.

No sábado, dia 20, depois da Eucaristia das 18h00, na igreja matriz de Faro, a ‘Luz da Paz’ é recebida em Albufeira.

Segundo o jornal diocesano, esta cidade algarvia tem um “acordo de geminação com a congénere de Linz”, no norte da Áustria, e recebe a luz que representa a “aproximação” das duas cidades e a “solidificação de valores de amizade e solidariedade”.

A paróquia de Albufeira também recebe a ‘Luz da Paz’ na igreja matriz, no dia 20 de dezembro, pelas 18h00, e depois fica exposta no primeiro andar da câmara municipal “à disposição de quem queira acender a sua própria vela”.

Segundo o Folha do Domingo, esta celebração conta com presença do presidente da Câmara Municipal, Carlos da Silva e Sousa, e do cônsul honorário da República da Áustria no Algarve, Nelson de Melo.

Por sua vez, a igreja paroquial de Ferreiras, em Albufeira, recebe a ‘Luz da Paz’ de Belém no domingo, numa celebração pelas 16h00.

A Luz da Paz de Belém surgiu em 1986 como um programa de beneficência – “Luz na Escuridão” – para apoiar crianças necessitadas na Áustria.

Desde 1990, existe um acordo de cooperação entre os Escuteiros e as Guias de muitos países, que tem permitido que a Luz da Paz de Belém viaje pela Europa e América.

Todos os anos, uma criança oriunda do norte da Áustria recolhe a Luz na gruta da Natividade em Belém e leva-a até Viena, Áustria.

Delegações escutistas e guidistas de toda a Europa participam, depois, na celebração de Viena para levar a Luz aos seus respetivos países como uma mensagem de Paz.

FD/CB

Partilhar: