Turquia: Francisco encontrou-se com grão-rabino

Papa começou dia final da viagem com Missa em privado antes de celebração ecuménica

Istambul, Turquia, 30 nov 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco iniciou hoje o último dia da sua visita à Turquia com uma Missa, celebrada de forma privada, na sede da representação pontifícia em Istambul, antes de se encontrar com o grão-rabino Isak Haleva.

O líder da comunidade judaica, com cerca de 25 mil pessoas, também se tinha reunido com Bento XVI, quando o Papa emérito visitou a Turquia em 2006.

O programa do Papa prosseguiu na igreja de São Jorge, no Fanar, sede do Patriarcado ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), onde foi acolhido pelo patriarca Bartolomeu I.

Francisco acompanhou a Divina Liturgia celebrada por ocasião da festa do Apóstolo André, irmão de Pedro, patrono do patriarcado que tem primado de honra entre as Igrejas Ortodoxas; simbolicamente, o Papa rezou o Pai-nosso em latim, desde o lugar de destaque que lhe foi reservado, após ter trocado um abraço de paz com o patriarca de Constantinopla.

Após a celebração, o Papa e Bartolomeu I vão dirigir-se para o segundo andar do palácio para a bênção ecuménica e a assinatura de uma declaração comum.

Os dois líderes e as respetivas delegações vão almoçar juntos na sede do patriarcado de Constantinopla, a atual Istambul.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top