Escritos do jesuíta do século XVII, em 30 volumes, vão ser apresentadas em Lisboa
Lisboa, 03 dez 2014 (Ecclesia) – A edição das obras completas do padre António Vieira (1608-1697) vai ser hoje apresentada na Reitoria da Universidade de Lisboa, concluindo a publicação, em 30 volumes, dos escritos do jesuíta português.
“Foi possível colmatar uma grave lacuna da nossa cultura, disponibilizando ao grande público toda a obra do maior orador português de todos os tempos. Fez-se uma espécie de primavera cultural com esta edição que agora também está a ser publicada integralmente no Brasil a partir da matriz portuguesa, inclusive com a nossa matriz gráfica”, afirma à Agência ECCLESIA José Eduardo Franco, um dos coordenadores do projeto.
A sessão de apresentação das obras completas terá como oradores Carlos Reis, Eduardo Lourenço e Viriato Soromenho-Marques e a participação do ator Júlio Martín, que fará a leitura de alguns excertos da obra de Vieira, e da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa.
A edição da Obra Completa Padre António Vieira, uma publicação do Círculo de Leitores sob a égide da Universidade de Lisboa, é dirigida por José Eduardo Franco e Pedro Calafate e tem como mecenas principal a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
“Vieira foi um empreendedor que tinha ideias claras e propostas concretas para operar reformas sociais e, acima de tudo, na mentalidade portuguesa, na sua dimensão mais atávica e imobilista que afetava negativamente as lideranças institucionais e políticas do nosso país marcado por práticas e protocolos ‘feudais’. Lamentava-se de que sempre que alguém em Portugal tentava fazer obra grande, vinham logo as vozes da derrota maquinar para abatê-lo”, refere José Eduardo Franco.
O diretor do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa fala num trabalho inédito, dada a sua dimensão e complexidade em tão curto espaço de tempo.
O trabalho para a publicação iniciou-se há um ano para, depois de mais de 15 tentativas de edição completa, com uma equipa luso-brasileira composta por especialistas e investigadores de diversas disciplinas.
A dimensão do legado dos escritos de Vieira e a sua dispersão em diferentes arquivos e bibliotecas de Portugal e do estrangeiro exigiu “uma grande e qualificada equipa de caráter interdisciplinar para realizar o seu levantamento sistemático e exaustivo em ordem ao seu subsequente tratamento pré-editorial e editorial”.
“Os textos de Vieira ainda revelam uma grande atualidade, por exemplo, no plano da sua reflexão sobre os Direitos Humanos, a paz, o ecumenismo, a crítica à corrupção, o diagnóstico que faz aos problemas estruturais perenes de Portugal, as soluções que apresenta para tornar o nosso país mais empreendedor, assim como a sua crítica às instituições de bloqueio do nosso progresso”, sustenta José Eduardo Franco.
A edição da Obra Completa do Padre António Vieira está dividida em quatro tomos: Epistolografia, Parenética (onde se incluem os Sermões), Profética (os escritos sobre o futuro de Portugal, da Europa e do mundo), Varia (cartas e pareceres e onde se inclui uma parte menos conhecida de Vieira correspondentes a poesia e a teatro).
A obra apresenta todos os textos de Vieira que foram escritos noutras línguas (latim, espanhol e italiano).
“Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para reunir e publicar a Obra Completa de Vieira. Esta é certamente a mais completa de acordo com o estado atual da investigação. Todavia, a pesquisa deve continuar, como é apanágio da investigação científica nesta como noutras áreas”, conclui o diretor do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias.
A sessão de apresentação vai iniciar-se pelas 18h30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.
PR/OC