Iniciativa apoiada pelo Papa Francisco vai começar no dia 17
Cidade do Vaticano, 14 nov 2014 (Ecclesia) – A colunata de São Pedro, no Vaticano, vai acolher a partir de segunda-feira três duches para sem-abrigo, numa iniciativa do esmoler pontifício, o arcebispo Konrad Krajewski, que teve o apoio do Papa Francisco.
O portal de notícias do Vaticano adianta que esta ideia já começou a ser aplicada em dez paróquias de Roma.
“Se andar por Roma e quiser entrar num balneário público, não existe”, refere o arcebispo polaco à Rádio Vaticano.
Segundo o esmoler [Pessoa que distribui esmolas] do Papa, a intenção é “devolver a dignidade” aos sem-abrigo, que sem acesso a espaços para a sua higiene pessoal não podem, por exemplo, “entrar nos restaurantes”.
Os balneários que existem nas estações ferroviárias são pagos e, apesar de algumas instituições católicas já disponibilizarem este serviço gratuitamente, a intenção de D. Konrad Krajewski é oferecer a possibilidade do banho nos locais onde há refeitórios, nas paróquias de Roma.
“Isto é um serviço normal, que deveria partir do município, não de nós. Mas sabe-se que os projetos são sempre para daqui a um ano, a dois anos, a dez anos… O Evangelho, pelo contrário, manda-nos fazer as coisas ‘hoje’”, precisou o responsável.
Estes novos duches são pertença das estruturas paroquiais e querem que as pessoas se sintam convidadas a entrar “em casa”.
“Nós somos o pronto-socorro do Papa Francisco e o nosso dinheiro deve ser distribuído de forma evangélica. Fazer estes duches para os sem-abrigo é uma bênção para muitos, também para a própria cidade”, concluiu.
A ação junto que pernoitam nos arredores do Vaticano tem sido uma das prioridades do esmoler e do próprio Papa, que em 2013 assinalou o seu 77.º aniversário convidando três sem-abrigo, na Casa de Santa Marta.
OC