Igreja Católica quer desenvolver uma «estratégia» teológica em Portugal que garanta 12 doutorados em cada uma das três sedes
Fátima, Santarém, 13 nov 2014 (Ecclesia) – D. Manuel Clemente afirmou hoje em Fátima que é necessário reforçar a “qualificação académica” dos professores da Faculdade de Teologia para garantir a existência das três sedes onde está implantada e habilitá-la para o “diálogo cultural” com a sociedade.
“Trata-se de nos habilitarmos como Igreja para um diálogo cultural que temos de manter com a sociedade portuguesa a alto nível, nos diferentes campos”, referiu o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) em conferência de imprensa, no fim dos trabalhos da Assembleia Plenária que hoje terminou em Fátima.
Em visita a Portugal, o secretário da Congregação da Educação Católica (da Santa Sé), D. Angelo Zani, afirmou que a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa “poderá prosseguir em três sedes” (Lisboa, Porto e Braga).
No discurso de abertura da Assembleia Plenária da CEP, D. Manuel Clemente adiantou que essa possibilidade depende da existência de “pelo menos 12 docentes doutorados e estáveis em cada uma” das sedes, exigência que atualmente apenas é cumprida em Lisboa, obrigando a um “esforço redobrado” no desenvolvimento de uma “estratégia” teológica da Igreja em Portugal.
Em declarações à comunicação social, o presidente da CEP afirmou que é necessário recuperar a “tradição teológica” quebrada com a expulsão das Ordens Religiosas e retomada ao longo do séc. XX, nomeadamente com a criação da Faculdade de Teologia na década de 60.
“É um enorme desafio não apenas para mantermos as Faculdades de Teologia nas três sedes mas para o debate cultural que a sociedade espera de nós”, sustentou D. Manuel Clemente.
O presidente da CEP garantiu que da parte do episcopado “há toda a disponibilidade para fazer um investimento nesse sentido”, adiantando que os professores doutorados não são nem têm de ser todos padres.
PR