Tema em debate em encontro de formação nacional dos Centros de Preparação para o Matrimónio
Fátima, Santarém, 13 nov 2014 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, participou em Fátima no encontro de formação nacional da Federação Portuguesa dos Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM).
Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, aquele organismo adianta que o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa “colocou a tónica” da sua mensagem “na importância da Família como sujeito e ator da Nova Evangelização.
No contexto do tema ‘CPM – âmbito da Nova Evangelização’, à intervenção do patriarca não faltaram “referências ao recente Sínodo dos bispos sobre a Família, no qual participou, e às expetativas colocadas no próximo Sínodo de 2015 e subsequentes orientações pastorais”, realça a mesma nota.
Acolhido pelo Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, o encontro dos agentes católicos ligados à preparação do matrimónio contou com a participação de 270 pessoas.
Além de D. Manuel Clemente, o programa da iniciativa teve como oradores o padre Eduardo Novo, diretor do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil, que levou aos membros do CPM um trabalho sobre “Como falar de Deus aos jovens”.
Temática que também foi desenvolvida pelo testemunho de dois casais que trabalham diretamente com os mais novos.
A Federação Portuguesa dos Centro de Preparação para o Matrimónio é uma associação de fiéis, que tem por objetivo a preparação de noivos para o Matrimónio, sempre na fidelidade à doutrina da Igreja, através do empenho de cerca de 1100 casais e 200 padres assistentes, que constituem as quase 200 equipas de CPM existentes.
Exerce a sua atividade através de uma pedagogia e metodologia próprias, assentes na revisão de vida e no testemunho de vida de casais católicos, assistidos por Sacerdotes e apoiados na reflexão e diálogo conjugais.
Atualmente têm lugar encontros de noivos em todas as dioceses de Portugal, cerca de 250 por ano, com a presença de aproximadamente 4000 pares de noivos.
JCP