Padre Vítor Coutinho fala em «expressão de confiança»
Leiria, 13 nov 2014 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, nomeou como vice-reitor do Santuário de Fátima o padre Vítor Coutinho, anunciou hoje a instituição, em comunicado.
A nomeação surge em resposta ao pedido apresentado pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, ao bispo de Leiria-Fátima, acrescenta a nota de imprensa.
Em breves declarações à Sala de Imprensa da instituição, o novo vice-reitor recorda que era capelão do Santuário de Fátima desde setembro e desempenhava funções como coordenador da Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima.
“Agora faço este trabalho, que entretanto se intensificou e que nos próximos anos vai aumentar, integrando a equipa de colaboradores internos do Santuário”, precisa.
O padre Vítor Coutinho manifesta a intenção de “colaborar diretamente” com o padre Carlos Cabecinhas, que “tem em mãos bastantes projetos e planos”.
“Procurarei corresponder com toda a dedicação e lealdade à expressão de confiança que representa esta nomeação”, declara.
Segundo o novo vice-reitor, toda a equipa da instituição católica trabalha para que o Santuário de Fátima “seja um espaço de acolhimento a peregrinos e visitantes, para que seja um «coração espiritual», para que as pessoas tenham ali possibilidade de estudo e reflexão, para que seja oportunidade de celebração da fé e de oração pessoal”.
“É também uma forma de contribuir para que milhares de pessoas possam encontrar meios de expressão, de celebração e de aprofundamento da sua fé”, acrescenta.
O padre Vítor Manuel Leitão Coutinho, nascido em 1966, colabora é professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa; é ainda chefe de gabinete do bispo diocesano, diretor do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima e diretor da Fundação Signis, entidade responsável pelo jornal diocesano.
LDS/OC