Braga: A «Dádiva» interparoquial que «doa e recebe» em comunidade

Braga, 10 nov 2014 (Ecclesia) – As paróquias de Ferreiros, Sequeira e Vilaça, na Arquidiocese de Braga, desenvolveram a iniciativa ‘Dádiva’ para “dinamizar” o ano pastoral “fé vivida” apoiados nas obras de misericórdia com objetivos concretos que se “exprimem” nos verbos “doar e receber”.

“[Dádiva] Pretende-se envolver as comunidades a doar conhecimentos; capacidades; tempo; bens de modo generoso e responsável e realizar uma ação proveitosa em benefício dos outros e/ou da comunidade”, explicam as paroquias num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

É pedido também, em consonância com o ano pastoral da arquidiocese, que todos pratiquem as obras de misericórdia, “fé vivida”, e que peçam e recebam “os frutos da generosidade e da caridade dos outros”.

As paróquias de Ferreiros, Sequeira e Vilaça revelam que o dia 6 de novembro de 2014 “marca uma nova etapa” associada ao ano pastoral ‘Fé vivida’ que vai ter como missão “concretizar a vivência das obras de misericórdia” nestas comunidades.

O comunicado explica que foi criada uma equipa de voluntariado, a 6 de novembro de 2008, que é o “ponto de partida” da ação sociocaritativa da comunidade em sintonia com o Centro Social da Paróquia de Ferreiros, onde já realizam momentos “de animação e de oração” junto dos utentes.

Seis anos depois, o “voluntariado em ação” revela-se em inúmeras outras iniciativas como visitas ao domicílio a idosos ou doentes, uma loja social, “junto da igreja paroquial de Ferreiros”, e distribuição de alimentos, refeições.

A sede desta “Dádiva” situa-se junto da igreja paroquial de Santa Maria de Ferreiros, em Braga.

CB/OC

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top