Bragança-Miranda: Papa Francisco honra igreja da diocese com o título de basílica

8 de novembro vai passa a ser o dia do aniversário da basílica do Santo Cristo de Outeiro

Bragança, 08 nov 2014 (Ecclesia) –  D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, afirmou hoje que a atribuição do título de basílica menor à igreja-santuário do Santo Cristo de Outeiro é uma honra atribuída pelo Papa Francisco e manifesta “um vínculo especial” com a Igreja.

“Esta igreja-santuário, gozando de celebridade, de valor histórico e patrimonial e de importância peculiar para a vida litúrgica e pastoral, é honrada pelo Sumo Pontífice o Papa Francisco com o título de Basílica Menor”, afirmou D. José Cordeiro na homilia da missa onde foi lido o decreto de atribuição do título de “basílica menor” ao monumento nacional do nordeste transmontano.

Para o bispo de Bragança-Miranda, este título “manifesta um vínculo especial com a Igreja Universal e especialmente com a Igreja de Roma e com o Papa”.

“Aqui, no esplendor desta Basílica do Santo Cristo de Outeiro e na sua tão singular sacristia, verdadeira escola da Bíblia e da santidade, encontramos o sentido da cruz pascal de Cristo, que nas pinturas bíblicas, patrísticas e hagiográficas, irradia a plenitude da vida e da santidade de Deus”, afirmou.

A igreja foi aberta ao culto a 3 de maio de 1713 mas o templo só foi concluído em 1739 e, nessa data, “o local já se tinha tornado um importante local de peregrinação”, informa o Secretariado das Comunicações Sociais da diocese transmontana.

A eucaristia com o rito da atribuição do título de basílica menor decorre a par das comemorações dos 500 anos da atribuição de foral à vila de Outeiro, concedido pelo rei D. Manuel I, a 11 de novembro de 1514.

A data de 8 de novembro vai passa a ser o dia do aniversário da basílica, um título concedido pela Santa Sé a algumas igrejas pela sua antiguidade ou por serem centros de peregrinações.

O anúncio deste acontecimento foi feito publicamente no dia 12 de julho, naquela igreja-santuário considerado monumento nacional desde 1927.

Há “basílicas maiores” e “basílicas menores”, de que são exemplo, em Portugal, a dos Mártires, em Lisboa, a Real, de Castro Verde, e as de Nossa Senhora do Rosário e da Santíssima Trindade de Fátima.

A palavra basílica, com origem nos termos gregos ‘basileus’ (rei) e ‘basilikos’ (real), era utilizada na Roma antiga para designar grandes edifícios de reunião.

Na homilia da missa que foi celebrada hoje na basílica do Santo Cristo do Outeiro, D. José Cordeiro revelou que a diocese de Bragança-Miranda vai peregrinar a este santuário no dia 10 de junho e no primeiro domingo de julho.

“Neste Ano Pastoral, dedicado à Palavra da Graça de Deus, faremos aqui a peregrinação diocesana e o dia diocesano da catequese a 10 de junho e recomeçaremos a peregrinação diocesana do Apostolado da Oração no primeiro domingo de julho de cada ano”, disse o bispo de Bragança-Miranda.

CB/OC/LFS/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top