Edição 2014 dos «10 milhões de Estrelas» vai ser apresentada a 18 de novembro
Lisboa, 07 nov 2014 (Ecclesia) – A próxima edição da campanha “10 milhões de Estrelas”, que a Cáritas promove todos os anos durante o tempo de Natal, vai associar-se a um projeto internacional de apoio à população do Médio Oriente.
A organização católica revelou hoje, em nota enviada à Agência ECCLESIA, que a iniciativa vai ser apresentada no próximo dia 18.
Dois dias antes, vai decorrer o arranque oficial da operação, com a entrega da “luz da paz”, em Fátima, um “um gesto de comunhão entre toda a rede Cáritas e também entre todas as comunidades cristãs”, sob a presidência de D. Manuel Linda, bispo das Forças Armadas e de Segurança.
A operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” é uma iniciativa solidária que nasceu em França e começou a ser promovida em Portugal em 2003.
O principal objetivo é incentivar a sociedade civil, os cidadãos, a contribuírem para a melhoria das condições de vida de pessoas e povos desfavorecidos, atingidos por fenómenos como a pobreza, a guerra, as catástrofes naturais, as desigualdades sociais.
Os portugueses são convidados a adquirir uma vela (com o preço de 1 euro) e acendê-la em nome da paz, na noite de Natal.
“Este gesto é a denúncia da opulência de milhões de luzes que se acendem, mas que não iluminam nem aquecem os corações”, assinala a Cáritas.
A campanha tem lugar durante o Advento (tempo litúrgico que precede o Natal no calendário católico) e é concretizada através de manifestações públicas de natureza “religiosa, cívica, cultural e artística” desenvolvidas pela Cáritas Portuguesa e pelas Cáritas Diocesanas.
A organização tem a RTP como parceira de media nesta operação solidária, pelo que de 26 a 30 de novembro haverá uma “Semana Cáritas” na rádio e televisão pública.
De 3 a 6 de dezembro, no Terreiro do Paço, em Lisboa, a Cáritas associa-se a uma ação contra a pobreza infantil, promovida pela ‘RTP+’.
OC