Porto, 07 nov 2014 (Ecclesia) – A reabilitação do Convento de Vilar de Frades, em Barcelos, está nomeada para os prémios “AR&PA de intervenção no património cultural”, que vão ser entregues na feira bienal de Valladolid, entre 13 e 16 de novembro.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Direção Regional de Cultura do Norte, responsável pelas obras no Convento, sublinha a “morosidade e complexidade” do projeto iniciado em 1994, que se prolongou durantes as últimas duas décadas, dividido em várias fases.
Os trabalhos no monumento, classificado como património nacional desde 1910, tiveram como primeira prioridade “suster a degradação acelerada do edifício, que ameaçava ruína iminente em algumas áreas”.
A seguir, passou-se à “recuperação do corpo principal da igreja do convento, “onde, para além das obras de consolidação, foram reconstruídas as salas sobre as capelas laterais” e recuperadas a torre sineira e todas as peças artísticas integradas na sacristia, desde a “azulejaria” às “talhas e pinturas”.
Uma fase que “permitiu a abertura ao público do Convento de Vilar de Frades e a criação de um circuito de visitas” ao monumento.
Os Prémios AR&PA de Restauro e Intervenção no Património Cultural foram criados em 2000, com o objetivo de reconhecer o trabalho realizado por profissionais e instituições dedicadas à conservação, reabilitação e restauro do património cultural.
Têm ainda como propósito mostrar projetos destacados na aplicação de técnicas, metodologias e estratégias inovadoras nas intervenções em bens culturais.
JCP