Porto: Universidade Católica promove colóquio «Catolicismo, modernidade e anti-modernidade»

D. Manuel Clemente assume coordenação científica e conferência final

Porto, 13 nov 2014 (Ecclesia) – O núcleo do Porto da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai promover entre hoje e sábado o colóquio internacional ‘Catolicismo, modernidade e anti-modernidade – 1910-1940’.

“Os fenómenos religiosos, a liberdade religiosa, a ação católica portuguesa, a imprensa católica e os reflexos da modernidade e da anti-modernidade são apenas algumas das questões em análise”, explica o Centro de Estudos do Pensamento Português (CEPP).

O comunicado enviado à Agência ECCLESIA revela que o papel das Aparições de Fátima na “recomposição” do catolicismo português e as “convergências e divergências” da maçonaria e da Igreja Católica também vão estar em debate.

O colóquio internacional conta com a participação de especialistas que abordam o tema ‘Catolicismo, modernidade e anti-modernidade – 1910-1940’ nas mais variadas vertentes, como: “O direito, a filosofia, a teologia, a religião, a história e a educação”.

Os conferencistas, nacionais e internacionais, vão “desconstruindo esta temática, cada vez mais central no âmbito do pensamento português contemporâneo”, revela o CEPP.

A conferência inaugural que atribui o nome a este evento, ‘Catolicismo, modernidade e anti-modernidade’, é da responsabilidade do professor catedrático José Esteves Pereira, da Universidade Nova de Lisboa a partir das 9h15.

Nos dias 13 e 14, os “grandes temas” em debate são ‘cientismo, metafísica e religião’; ‘missionação, laicização e secularização’ e ‘educação e ensino: Doutrinas e instituições’.

No último dia, a 15 de novembro, a reflexão desenvolve-se em torno da Igreja, do Estado e da sociedade, onde o patriarca de Lisboa vai fazer a “condução da sessão que demonstra qual o papel da Igreja nesta equação”.

A coordenação científica deste colóquio internacional é assumida pelo patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, com os contributos de membros do Centro de Estudos do Pensamento Português e outras colaborações.

O colóquio internacional termina com uma mesa redonda que vai analisar a modernidade e anti-modernidade do catolicismo nomeadamente as suas “implicações” em Portugal, Espanha, Brasil e Bélgica, com intervenientes destes países.

As apresentações temáticas vão realizar-se na Faculdade de Teologia no auditório Carvalho Guerra e na sala EC105.

O comunicado informa ainda que o encerramento da iniciativa, no campus Foz da UCP (Porto), está a cargo do patriarca de Lisboa.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR