Aveiro: Campanha de Advento convida a «viver a alegria de ser discípulos de Jesus»

Diocese disponibilizou guião, materiais e objetivo comunitário na internet

Aveiro, 07 nov 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro publicou os materiais para a caminhada do Advento, ‘Vamos ousar a alegria do Deus connosco – Jesus Cristo’, na qual o bispo convoca as paróquias e comunidades a viver a alegria de serem discípulos missionários.

“O Papa Francisco pede que todos os cristãos sejam discípulos missionários, isto é, o ser discípulo implica colocarmo-nos a caminho e, neste Advento, a meta é o verbo de Deus que se faz homem e mulher entre nós”, escreve D. António Moiteiro.

No seu sítio na internet a Diocese de Aveiro disponibiliza a apresentação da caminhada, o guião, os materiais e a dimensão comunitária que se pretende viver onde a estrela é o símbolo desta caminhada de quatro semanas que termina no Natal.

“Ao longo das semanas do Advento e no dia de Natal iremos construindo uma estrela na qual vai aparecendo o lema da nossa caminhada – Vamos ousar a alegria do Deus connosco – Jesus Cristo”, explica a diocese sobre a dimensão comunitária.

Os objetivos para este tempo litúrgico, na Diocese de Aveiro, são três: “Preparar, na alegria, a vinda de Jesus Cristo”; “Motivar à mudança de vida – conversão – pela oração mais intensa, pela celebração do sacramento da reconciliação e pelo assumir de novas atitudes” e “vivenciar a alegria de termos Deus connosco”.

Nesse sentido, e tendo presente o lema pastoral para o ano em curso ‘Ousar a alegria da conversão eclesial’, são apresentadas seis propostas para a vivência do tempo do Advento, a nível individual; em família; grupos eclesiais; movimentos e paróquias.

A diocese recorda que todos os interessados podem participar no retiro de Advento que é dirigido a todos os agentes de pastoral, “especialmente os ligados à educação cristã”, a 13 de dezembro.

Do lema geral para a caminhada de Advento, é proposto “um compromisso concreto” e o desafio à “oração e celebração”.

Com o símbolo da caminha, a “estrela”, é sugerido que para além de ser feita “nas eucaristias dominicais”, a Diocese de Aveiro desafia as famílias a que se “faça o mesmo gesto em casa”.

“Faz sentido que a estrela seja construída no local onde irá ser feito o presépio”, assinala a diocese.

Outra das propostas é que os católicos rezem uma oração, que a diocese também sugere, e que a mesma “seja impressa em formato de cartão de cidadão”, para que as pessoas a possam trazer consigo.

A Diocese de Aveiro recorda ainda que está prevista a edição da campanha ‘10 Milhões de estrelas, Um gesto de Paz’, da Cáritas Portuguesa, e convida as paróquias a associarem-se e a promoverem esta iniciativa.

A inspiração para este tempo surge na “liturgia da palavra de cada domingo”, na exortação apostólica do Papa Francisco a “Alegria do Evangelho” e o “plano pastoral” 2014/2015.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR