Vaticano: Secretaria para a Economia cria manual de gestão financeira

Cidade do Vaticano, 06 nov 2014 (Ecclesia) – A Secretaria para a Economia do Vaticano criou um novo manual de gestão financeira que entra em vigor a 1 de janeiro 2015, aprovado pelo Conselho de Economia e pelo Papa Francisco.

“Deverão ser utilizados critérios comuns e coerentes com as normas internacionais”, explicou o prefeito da Secretaria para a Economia sobre o manual que vai ajudar os Entes e administrações da Santa Sé a melhorar critérios e procedimentos na elaboração dos orçamentos.

Segundo o cardeal George Pell, o objetivo “é muito simples” e pretende que as práticas e as relações de gestão financeira “sadias e coerentes” forneçam aos encarregados da administração “um quadro da responsabilidade” na utilização dos recursos da Igreja.

A Rádio Vaticano informa que a Secretaria para a Economia vai promover aos departamentos do Vaticano e da Santa Sé “a formação e os suportes necessários” para implementarem as novas políticas de gestão financeira.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o padre Federico Lombardi, destacou que a Secretaria “ao dar credibilidade e transparência às contas e bens do Vaticano” vai poder “investir melhor em ajudas” para os pobres e marginalizados.

A Secretaria para a Economia foi criada pelo Papa Francisco a 24 de fevereiro com um ‘Motu proprio’ intitulado ‘Fidelis dispensator et prudens’ (Administrador fiel e prudente).

Na altura, o cardeal George Pell explicou que a Secretaria para a Economia ia ocupar-se da gestão “dos fluxos financeiros de cada dicastério” a funcionar na Santa Sé, apoiado em princípios como a “revisão” e “redução” de custos.

RV/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top