Famalicão: Autarquia considerada a «mais familiarmente responsável»

Vila Nova de Famalicão, Porto, 04 nov 2014 (Ecclesia) – Vila Nova de Famalicão conquistou pela segunda vez consecutiva o título de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável”, atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis referente ao ano de 2014, que distinguiu o município pelas suas boas práticas.

“É um enorme reconhecimento pelo trabalho que temos vindo a desenvolver em prol das famílias”, revelou o presidente da autarquia, Paulo Cunha, assinalando também que é “um incentivo e uma responsabilidade acrescida para que a Câmara Municipal (CM) continue a fazer mais e melhor”.

O comunicado da CM de Vila Nova de Famalicão, enviado hoje à Agência ECCLESIA, destaca que é a terceira vez que o município é escolhido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis – 2009; 2013 e 2014.

O galardão vai ser entregue no dia 19 de novembro pelas 17h00, no auditório da sede da Associação Nacional de Municípios, em Coimbra.

A distinção foi divulgada esta segunda-feira, sendo que teve como base as medidas que a autarquia famalicense tem implementado na área da educação e da formação, onde se destacam: “Ajudas no prolongamento de horário; as refeições e fruta escolar; manuais escolares e transportes gratuitos ou o apoio à aquisição de material didático por parte das famílias mais carenciada”.

Segundo a CM de Vila Nova de Famalicão, outro fator decisivo foi o desenvolvimento do projeto programa municipal ‘Casa Feliz’ que “ajuda” as famílias, entre outros apoios, com “descontos e isenções nas tarifas de água e saneamento para as famílias numerosas”.

O acesso das famílias à cultura e à prática desportiva é outra medida positiva à qual a autarquia dedica “atenção especial”, com a criação do “Cartão Jovem Municipal e o Cartão Sénior Feliz com descontos significativos em diversas atividades”, para além de “benefícios para famílias numerosas”.

“É um trabalho municipal de grande importância, que muitas vezes não se vê, mas que as famílias sentem e valorizam”, acrescenta ainda Paulo Cunha.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, criado em maio de 2008, e que pretende acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias relacionadas a família.

CB/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top