Vaticano: Papa associa-se a congresso sobre autismo

Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde vai reunir especialistas para debater

Cidade do Vaticano, 24 out 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco associou-se ao congresso internacional sobre o autismo que a Santa Sé vai promover de 20 a 22 de novembro, por iniciativa do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde (CPPS).

A iniciativa, com a presença confirmada de especialistas dos cinco continentes, tem como tema ‘A pessoa com distúrbios do espetro autista: animar a esperança’

“A nossa conferência internacional foi organizada para poder enfrentar cada vez melhor os desafios colocados pelo autismo à Pastoral da Saúde, bem como à ciência, à medicina, às famílias, às estruturas educativas e assistenciais e, mais em geral, às sociedade e governos”, declarou à Rádio Vaticano D. Zygmunt Zimowski, presidente do CPPS.

A conferência vai concluir-se com uma audiência de Francisco “ao mundo do autismo”, a primeira vez em que “a realidade sociossanitária do autismo é acolhida pelo Papa nesta sua dimensão internacional”, acrescenta o responsável.

Em 2013, por ocasião do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, o arcebispo polaco desafiou a sociedade a romper com os “preconceitos” criados à volta daquela doença.

A doença, que altera as capacidades de comunicação, de sociabilização e de interação dos indivíduos, afeta cerca de 70 mil pessoas em Portugal e perto de 70 milhões em todo o planeta, segundo a Organização Mundial de Saúde.

O movimento 'Fé e Luz', da Igreja Católica, acompanha em vários países, incluindo Portugal, pessoas autistas e portadoras de deficiência mental, com as suas famílias.

JCP/OC

Partilhar:
Scroll to Top