Educação: Faculdade de Teologia, o ensino de uma «ciência aberta ao povo de Deus»

Programa ECCLESIA lançou rubrica mensal dedicada à instituição da Universidade Católica Portuguesa

Lisboa, 14 out 2014 (Ecclesia) – O diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai apresentar mensalmente a oferta formativa e as novidades que instituição prepara para os alunos, para a Igreja e para sociedade, numa parceira iniciada hoje com a Agência ECCLESIA.

“O objetivo da faculdade é o bem do povo de Deus e serviço à Igreja através do ensino do saber teológico nas suas múltiplas ou diferentes etapas”, começa por explicar o padre João Lourenço.

Este saber teológico é orientado de acordo com a variedade dos seus destinatários que constituem o corpo central dos alunos do Curso de Teologia, “a maioria em ordem à ordenação do ministério sacerdotal”, e de outros cursos/formações que abrangem leigos e religiosos.

“A Teologia não é um saber, de acordo com o tema, das coisas de Deus, das Ciências Humanas, da história da Igreja e da Sagrada Escritura especificamente destinada aos aspirantes às ordens sacras”, assinala o diretor da Faculdade de Teologia que frisa que a teologia é uma “ciência aberta” ao povo de Deus.

À Agência ECCLESIA, o responsável acrescenta que pretendem promover o diálogo entre os saberes, com a sociedade, por isso, a faculdade, como instituição da Universidade Católica Portuguesa, tem “a mesma parceria e estatuto que outras instituições”, mesmo sendo mais pequena em número de alunos, com cerca de 700 no total dos três centros de ensino: Lisboa, Porto e Braga.

Nesse sentido, os vários locais onde se leciona Teologia têm tido sempre uma percentagem de alunos que são leigos e procuram outras ofertas formativas, como o curso de Ciências Religiosas.

“Temos vários religiosos/as, leigos que usam o curso como complemento a uma formação que já possuem ou como primeira formação”, explica o padre João Lourenço sobre cursos que são mais orientados para o exercício de ministérios e serviços da Igreja, bem como para o ensino de Educação Moral e Religiosa Católica.

O diretor da Faculdade de Teologia revela ainda que tem uma prioridade que se desdobra em dois objetivos, um de matriz eclesial, que é o “serviço à Igreja”, e outro de matriz científica, onde pretende que no campo do saber a Teologia “não seja considerada uma ciência menor”.

“Foi do seio da Teologia e da Filosofia que brotaram todas as demais ciências”, observa.

“Quero que a faculdade possa ombrear em termos de estatuto, empenho e compromisso com outras instituições de ensino superior”, explica o padre João Lourenço, que assinala que a UCP tem “facultado os meios, instrumentos, recursos” para este objetivo.

“Creio que em Lisboa somos a faculdade que mais doutores tem no corpo docente”, acrescenta o responsável que destaca a carreira “muito diversificada” dos docentes – Itália, França e Alemanha – onde predomina a cultura latina.

As temáticas relacionadas com a educação e a formação da Faculdade de Teologia vão passar a ser apresentadas no programa ECCLESIA, na segunda terça-feira de cada mês, na RTP2 a partir das 15h30.

PR/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top