Bragança, 03 out 2014 (Ecclesia) – A Direção Regional de Cultura do Norte informa que está a decorrer o concurso público para a “empreitada de criação de uma estrutura de acolhimento e exposição” da concatedral de Miranda do Douro”, na Diocese de Bragança-Miranda.
“A intervenção, a cargo da Direção Regional de Cultura do Norte e orçada em 486 mil Euros, tem por objetivo a recuperação e remodelação das ruínas do antigo Paço Episcopal para a criação de uma estrutura de acolhimento e exposição, integrando um núcleo expositivo referente à cidade”, explica o comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A Direção Regional de Cultura do Norte revela que atualmente nos trabalhos de requalificação da Sé de Miranda do Douro estão a restaurar o cadeiral que “será integralmente desmontado e levado para tratamento”, numa empresa em Lisboa, mas alguns dos elementos vão ser tratados no próprio local.
O comunicado informa que esta opção se deve ao “estado de degradação” da peça e à necessidade de acesso a “meios de tratamento auxiliares, condições e equipamentos”.
No projeto de requalificação da concatedral de Miranda do Douro, na Diocese de Bragança-Miranda, prevê também “o restauro de algum património religioso”.
As obras estão orçamentadas em um milhão de euros e a Direção Regional de Cultura do Norte conta com o apoio do Município de Miranda do Douro, da Diocese de Bragança-Miranda.
O projeto Rota das Catedrais tem um orçamento global de 4,5 milhões de euros destinados à requalificação das sete catedrais da região norte, acrescenta a DR Cultura Norte.
CB/OC