Igreja: Jornadas nacionais apostam na «Catequese Familiar»

Apresentação dos novos recursos para catequistas vai decorrer em encontro marcado para Fátima

Fátima, Santarém, 24 set 2014 (Ecclesia) – As jornadas nacionais de catequistas, entre hoje e domingo, vão ser marcadas pela apresentação dos novos recursos destinados a pais e animadores do projeto «Catequese Familiar».

Durante o encontro de Fátima será feita a apresentação dos “novos recursos para a Catequese Familiar bem como um novo volume integrado no projeto «Escola paroquial de Pais» com pistas para formação e reuniões de pais dos catequizandos do 4.º ao 6.º volume da catequese”, revela o site Educris, da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

A coordenadora do Departamento da Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) assinala que a família apresenta desafios na educação cristã e na catequese familiar recebem “as famílias como elas são”.

“Tentamos compreende-las, ajudá-las a viver o melhor possível dentro dos valores cristãos e da proposta de fé da Igreja. Acho que é isso que o Papa pede sobre as periferias existenciais e dar esperança às pessoas”, desenvolve Cristina Sá Carvalho.

Do programa de hoje, destaque para a sessão de abertura a cargo do presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), D. Manuel Pelino e para a intervenção do padre Paulo Malícia e de Cristina Sá Carvalho que vão abordar a temática “Os materiais da catequese, comunhão eclesial e serviço do Povo de Deus”.

“Vamos fazer este caminho da alegria de levar o Evangelho a partir da leitura do programa da catequese da infância. Queremos mostrar a alegria do Evangelho em saída também com a infância a partir da forma como o catequista pode trabalhar os materiais”, explica Cristina Sá Carvalho à Agência ECCLESIA.

A diretora da Catequese no SNEC revela que querem mostrar “que ser catequista é uma opção de fé, não é uma atividade mas uma das maneiras de ser pessoa e cristão, não é aquela hora mas um chamamento e vocação”.

A manhã deste sábado começa com a conferência do presidente da CEECDF subordinada ao tema “Uma Igreja em saída”.

“O tema central [das jornadas] talvez a conferência de D. Manuel Pelino que é também uma reflexão a partir da Exortação Apostólica ‘Alegria do Evangelho’, e da reflexão feita em Portugal sobre a nova evangelização”, destaca Cristina Sá Carvalho.

Na parte da tarde os catequistas vão estar divididos por ateliês e conferências temáticas sobre catequese da adolescência, familiar, espaços práticos sobre catecismos da infância e despertar religioso.

No domingo, o padre Luís Miguel Figueiredo Rodrigues vai proferir a conferência “Oração e espiritualidade do catequista em missão”, seguindo-se o tema “Escola Paroquial de Pais”, catecismo 4 a 6, a cargo da irmã Isolinda Tavares e Cristina Sá Carvalho.

Por isso, a responsável assinala que o domingo vai ser dedicado à espiritualidade do catequista: “Se é uma vocação, uma maneira de viver a fé é preciso substrato espiritual que dê fôlego porque o mundo precisa sobretudo de testemunhas”, desenvolve a diretora da Catequese no SNEC.

As Jornadas Nacionais da Catequese (JNC) 2014 têm como tema ‘A Alegria de anunciar Jesus Cristo’ e decorrem no Cento Paulo VI, em Fátima, onde são esperados mais de 800 participantes de todas as dioceses do país.

LFS/PR/CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR