Guarda, 03 out (Ecclesia) – A Diocese da Guarda promove a 11 de outubro uma Jornada Diocesana da Pastoral na qual vai ser apresentado o programa para 2014-2015, com o tema ‘Evangelizar para ser pessoa e comunidade’.
“Este ano queremos partir da Constituição dogmática ‘Dei Verbum’, do Concílio Vaticano II, para repensarmos as formas de fazer evangelização e catequese em toda a nossa diocese”, revela o bispo da Guarda.
Segundo D. Manuel Felício, “outra ajuda” para a vivência deste ano é o texto programático da exortação apostólica “Evangelho da Alegria”, do Papa Francisco.
Na Jornada Diocesana da Pastoral vão também ser apresentados os cadernos de reflexão e formação aos grupos de base, “essencialmente constituídos por cooperadores pastorais”.
A Diocese da Guarda, no seu sítio na internet, explica que estes cadernos vão abordar sete temas: “Dei Verbum – Palavra de Deus e a sua presença na história; “As tentações dos agentes pastorais”; “A homília e a sua preparação”.
Os outros quatros temas são “implicações da evangelização na inclusão social dos pobres, na paz e no diálogo social”; “a lectio divina”; “a pastoral familiar” e “acompanhamento pastoral dos casais novos”.
O prelado diocesano destaca ainda que no decorrer dos trabalhos vão fazer “o primeiro balanço das reflexões desenvolvidas” em 2013 sobre a Igreja que são e que querem ser “à luz das constituições do Concílio Vaticano II – Lumen Gentium e Gaudium et Spes”.
A diocese informa também que, a partir de novembro, D. Manuel Felício vai ter encontros pastorais por conjuntos de paróquias confiadas a um pároco ou por arciprestado com o tema “Uma Igreja comprometida com a Evangelização: que ministérios precisa, prepara e cuida?”.
Este assunto faz também parte da agenda da segunda Jornada Diocesana de Pastoral, a 7 de fevereiro de 2015.
CB/OC