Igreja: «Educar na Alegria da Fé» é desafio para professores, catequistas e famílias

Semana Nacional da Educação Cristã termina este domingo com Jornadas da Catequese

Lisboa, 30 set 2014 (Ecclesia) – A Semana Nacional da Educação Cristã que decorre com o tema «Educar na Alegria da Fé» convida professores e catequistas a educar na fé e termina com as Jornadas Nacionais da Catequese entre sexta-feira e domingo.

“A nota pastoral e o título da semana resultam da reflexão contínua que tem mobilizado a Igreja, em Portugal tem sido notório, sobre a exortação apostólica – Alegria do Evangelho – do Papa Francisco”, explica o diretor do Secretariado Nacional de Educação Cristã à Agência ECCLESIA.

A nota pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) destaca diferentes espaços para se concretizar a educação cristã na alegria, como as comunidades de fé, a escola e a família onde se pode vencer o individualismo e a indiferença “ameaçam a união e a harmonia nos lares”.

“Os diversos espaços e circunstâncias são objeto da educação cristã, a começar pelos mais novos e a culminar nos idosos. Esta é a proposta do Evangelho propondo a plenitude de vida”, desenvolve o diácono Acácio Lopes.

A coordenadora do Departamento da Catequese do SNEC assinala que a família apresenta desafios na educação cristã e na catequese familiar recebem “as famílias como elas são”.

“Tentamos compreende-las, ajudá-las a viver o melhor possível dentro dos valores cristãos e da proposta de fé da Igreja. Acho que é isso que o Papa pede sobre as periferias existenciais e dar esperança às pessoas”, desenvolve Cristina Sá Carvalho.

A interlocutora destaca três transformações na catequese pelo envolvimento e participação das famílias e dos pais: “A alegria das crianças que gostam da catequese e o entusiasmo que se estende à semana toda” e “a qualidade e força de participação das famílias nas comunidades de fé”.

O terceiro aspeto é a “qualidade” da relação entre as famílias que vivem a sua paróquia como família alargada onde “encontram pessoas que têm os mesmos problemas e preocupações com o casamento, educação dos filhos”.

As Jornadas Nacionais da Catequese (JNC) 2014 têm como tema “A Alegria de anunciar Jesus Cristo" e realizam-se entre esta sexta-feira e domingo, no Cento Paulo VI, em Fátima.

“O tema central talvez seja ‘Uma Igreja em Saída’ com a conferência de D. Manuel Pelino (presidente da CEECDF), que é também uma reflexão a partir da Exortação Apostólica ‘Alegria do Evangelho’, e da reflexão feita em Portugal sobre a nova evangelização”, destaca Cristina Sá Carvalho, sobre o momento que decorre no sábado de manhã.

No primeiro dia das JNC2014, sexta-feira, com o tema "os materiais da catequese, comunhão eclesial e serviço do Povo de Deus" dois conferencistas vão mostrar o “caminho da alegria de levar o Evangelho a partir da leitura do programa da catequese da infância”, revela Cristina Sá Carvalho, que é uma das intervenientes com o padre Paulo Malícia.

No sábado à tarde, o programa propõe aos catequistas atelier's e conferências temáticas sobre catequese da adolescência, familiar, espaços práticos sobre catecismos da infância e despertar religioso.

Este domingo, segundo a responsável, vai ser dedicado à espiritualidade do catequista: “Se é uma vocação, uma maneira de viver a fé é preciso substrato espiritual que dê fôlego porque o mundo precisa sobretudo de testemunhas”, desenvolve Cristina Sá Carvalho.

A coordenadora do Departamento da Catequese revela ainda que vão realizar um trabalho de “investigação e fôlego” com quatro mil adolescentes” para saber “o que pedem à Igreja e que catequese desejam e porque vêm à catequese”.

PR/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top