Cidade do Vaticano, 28 set 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco presidiu este sábado, na igreja de Jesus, situada no centro de Roma, a um encontro de oração pelo bicentenário da restauração dos Jesuítas, após a supressão por parte do Papa Clemente XIV em 1773.
“Remem, sejam fortes, mesmo com o vento contrário! Rememos a serviço da Igreja. Rememos juntos! Mas enquanto remamos – todos remamos, também o Papa rema na barca de Pedro – devemos rezar muito: ‘Senhor, salva-nos! Senhor, salva o teu povo!’. O Senhor, mesmo se somos homens de pouca fé nos salvará. Esperemos no Senhor! Esperemos sempre no Senhor”, apelou, durante a homilia da celebração.
O primeiro Papa jesuíta da história convidou a Companhia de Jesus a “recuperar” a sua memória: “Ninguém se salva do conflito com a esperteza e com estratégias para resistir. Na confusão e diante da humilhação, a Companhia preferiu viver o discernimento da vontade de Deus".
“Reconhecer-se como pecadores, reconhecer-se realmente pecadores, significa colocar-se na atitude correta para receber a consolação”, acrescentou.
Segundo Francisco, à Companhia de Jesus foi dada a graça de “não só acreditar no Senhor mas também sofrer por Ele”.
OC