Media: Passar a mensagem nas Misericórdias portuguesas

Responsável do Gabinete de Comunicação e Imagem fala dos projetos para melhorar presença no setor

Responsável do Gabinete de Comunicação e Imagem fala dos projetos para melhorar presença no setor

Lisboa, 25 set 2014 (Ecclesia) – A responsável do Gabinete de Comunicação e Imagem da União das Misericórdias Portuguesas explica como é comunicar a atualidade e as novidades, os projetos e iniciativas das 400 Misericórdias portuguesas e a estratégia de comunicação aplicada.

As raízes de 500 anos de história e a mostra de modernidade e promover a comunicação entre as Misericórdias de todo o país, através do jornal são as duas vertentes da estratégia de comunicação que Bethania Pagin coloca em prática todos os dias.

“[O jornal é] o instrumento promotor, quer dos valores e atividade das Misericórdias Portuguesas na sociedade portuguesa, quer do movimento das Misericórdias no plano europeu, mundial e da cultura e civilização portuguesas e lusófonas”, explica a responsável do gabinete de comunicação e imagem à Agência ECCLESIA.

O jornal “Voz das Misericórdias”, que vai comemorar 30 anos em 2015, é um dos elos que liga, aproxima e comunica o que fazem as 400 Misericórdias portuguesas.

“O que se pretende é mostrar às outras Misericórdias as atividades inovadoras e diferentes, que merecem destaque, o que está a acontecer um pouco por todo o país” e também promover o lado humanitário do trabalho que desenvolvem, destaca Bethania Pagin.

Pelo gabinete de comunicação e imagem passa a coordenação do jornal, depois, a “Voz das Misericórdias” conta com jornalistas pelo país que torna mais fácil ter acesso à informação e “promover a comunicação entre elas”.

“Os jornalistas é que vão ao terreno, recolhem as imagens, falam com as pessoas, fazem a reportagem e assim formamos uma rede de pessoas”, explica a responsável.

“Há histórias de vida muito bonitas em cada centro que importa partilhar porque há milhares de pessoas a colaborar com cada Misericórdia, dirigentes, utentes, colaboradores, crianças, e a comunicação visa ligá-las e mostrá-las como uma rede”, desenvolve.

Bethania Pagin conta que aproveita as reuniões magnas das Misericórdias para conversar com os provedores e ter um leque variado de opiniões sobre a comunicação interna e externa para a melhorar.

“Acredito que fazer comunicação é simplesmente conversar com pessoas”, comenta.

Para além do jornal, a newsletter e o sítio online o gabinete de comunicação e imagem quer “dar um salto para o vídeo na internet” com o projeto UMPtv: “A ideia seria ter uma equipa de filmagem a acompanhar as reportagens, que pudesse sair por todo o país para dar a conhecer o que de melhor se faz nas Misericórdias”, revela Bethania Pagin.

Aliado a este projeto e sonho junta-se também um canal por cabo e até uma rádio mas objetivos passam pelo “dia-a-dia que conta, fazendo mais e melhor, conseguindo mostrar a qualidade das Misericórdias, incentivando a proximidade e o encontro, levando pessoas a pessoas”.

A entrevista vai ser transmitida hoje às 22h45 no Programa ECCLESIA (Antena 1) e integra-se num ciclo de reportagens no contexto das Jornadas Nacionais de Comunicação Social, que decorrem até sexta-feira em Fátima, sobre o tema 'Uma Rede de Pessoas'.

SN/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top