Bragança-Miranda: Aposta nos media para ser voz da Igreja e da região

Presidente do Secretariado das Comunicações Sociais fala do trabalho na diocese transmontana

Bragança, 25 set 2014 (Ecclesia) – O presidente do Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda afirmou que a aposta neste setor é uma “lógica” e assume o objetivo de ser voz da Igreja e da região em Portugal.

“A chegada de D. José Cordeiro coincidiu com uma crescente solicitação da sociedade em geral por se tratar de um bispo jovem. A Diocese de Bragança-Miranda passou a ser mais procurada, a ser objeto de uma maior atenção dos media em geral e dos fiéis através de contactos pessoais, por telefone, emails, redes sociais, entre outros”, revela o padre José Carlos Martins à Agência ECCLESIA.

As estratégias de comunicação da diocese transmontana “são sempre várias e todas possíveis num mundo cada vez mais mediatizado” e o principal meio é o jornal ‘Mensageiro de Bragança’, que vai comemorar 75 anos e tem sido “sempre a voz da Igreja e pretende ser a afirmação da região em Portugal”.

O Secretariado das Comunicações Sociais é também responsável pela comunicação interna da Diocese de Bragança-Miranda e entre os diferentes movimentos e secretariados.

“É uma forma de evitar a sobreposição de informação e redundância ou ruído na comunicação”, assinala o padre José Carlos Martins.

Os contactos com os meios de comunicação social são realizados através de comunicados, conferências de imprensa, “quando justificado”, ou eventos como “o pequeno-almoço com os jornalistas que acompanham a diocese, promovido pelo bispo”, no dia de São Francisco de Sales, a 24 de janeiro, o padroeiro destes profissionais.

A Diocese de Bragança-Miranda também tem uma presença assídua nas redes sociais com uma página própria e a página do seu bispo, D. José Cordeiro, onde se divulgam “os encontros que vão decorrendo, a sua ilustração, e as visitas pastorais”.

O dia-a-dia do Secretariado das Comunicações Sociais da Igreja de Bragança-Miranda “é muito preenchido” porque para além de “todo o trabalho com a elaboração do jornal” também se produzem comunicados e se planeiam “as campanhas de eventos, cartazes”, respondendo “às solicitações diárias e pontualmente a situações de crise”.

Assim, o presidente do Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda e diretor do ‘Mensageiro de Bragança’ procura dizer “ao país e ao mundo que no interior também se trabalha”.

Segundo o padre José Carlos Martins, o ‘feedback’ que recebem “é muito positivo” e existem pessoas que os felicitam por serem “capazes de ir ao encontro das suas pretensões” e divulgarem “os seus problemas, alegrias, tristezas”.

Sobre a presença no mundo digital, o responsável frisa que “a Igreja nunca receia nada”: “Jesus propõe-nos que não tenhamos medo, que sejamos audazes e capazes de levar a verdade ainda que isso nos custe”.

A entrevista vai ser transmitida esta sexta-feira às 22h45 no Programa ECCLESIA (Antena 1) e integra-se num ciclo de reportagens no contexto das Jornadas Nacionais de Comunicação Social, que decorrem entre hoje e amanhã em Fátima, sobre o tema 'Uma Rede de Pessoas'.

SN/CB/OC

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