Braga: Fórum «Olhares sobre o IIº Concílio do Vaticano» reúne antigos alunos dos seminários

Segundo fórum da UASP reúne 96 participantes de 14 associações

Braga, 13 set 2014 (Ecclesia) – A União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses promove o fórum “Olhares sobre o IIº Concílio do Vaticano”, nos 50 anos desta reunião magna da Igreja Católica, hoje e domingo, no Auditório Vita, em Braga.

“Deste modo, nos queremos associar às celebrações do cinquentenário da realização deste acontecimento maior do século XX, decisivo para a Igreja Católica, quer para a sua vida interna, quer para as suas relações externas”, explica o padre Manuel Armindo Pereira Janeiro, presidente da direção da União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UASP).

O programa para a manhã deste sábado, no Auditório Vita, Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, entre “momentos de convívio, oração e cultura” vai conduzir os participantes “questões relativas à vida interna da Igreja”, explica a organização, com o tema “O Concílio Ad intra”, moderado por Amândio Teixeira, dos Antigos Alunos Carmelitas Descalços, e dois painéis com cinco conferências.

A partir das 15H00, o tema geral é “O Concílio Ad extra”, ou seja vão estar presentes “questões relacionadas com as realidades envolventes”, e vai ser moderado por António Martins, da AASGA de Portalegre.

D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, vai apresentar a conferência “O IIº Concílio do Vaticano, dom de Deus à Igreja e ao Mundo”, a partir das 18H00.

As comunicações dos quatro painéis do primeiro dia do fórum “Olhares sobre o IIº Concílio do Vaticano”, e respetivos oradores foram escolhidos pelas associadas da União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses

Desta forma, a UASP pretende “oferecer” aos participantes várias perspetivas sobre o CVII, onde podem “acolher as vivências de quantos acompanharam intensamente os seus trabalhos” e partilhar “a leitura do caminho percorrido pelos seus documentos neste meio século”.

O padre Manuel Armindo Pereira Janeiro assinala que na abordagem aos documentos não pretendem “fazer a sua história ou expor todos os seus conteúdos” mas identificar as “principais linhas de força para “salientar o contributo que deram e estão a dar na renovação da vida da Igreja”.

Para este domingo, o programa do segundo fórum da UASP, desta vez dedicado aos “Olhares sobre o IIº Concílio do Vaticano”, começa às 10H15 com o plenário, conclusões e encerramento e às 12H00 a Eucaristia de encerramento.

CB

atualizada às 16h30

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top