Iraque: Fundação Ajuda a Igreja que Sofre vai promover «jornada de oração pela paz» em Fátima

Iniciativa está marcada para este domingo

Lisboa, 12 set 2014 (Ecclesia) – A peregrinação nacional dos membros, benfeitores e amigos da Fundação Ajuda a Igreja que Sofre (AIS) ao Santuário de Fátima, este domingo, vai ser marcada por uma “jornada de oração pela paz no Iraque”.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização católica salienta que a iniciativa pretende ser uma resposta aos apelos que têm sido feitos pelo patriarca da Igreja Católica Caldeia e presidente da Conferência Episcopal do Iraque, para que a comunidade internacional “não se esqueça” do sofrimento do seu povo.

D. Louis Sako tem recordado “incessantemente o genocídio e a barbárie que estão a acontecer no seu país e que têm vitimado milhares de cristãos e membros de outras minorias étnicas, às mãos dos jihadistas do Estado Islâmico”, frisa a AIS.

A Fundação espera contar com a mobilização de todos os seus colaboradores e sensibilizar mais pessoas a virarem a sua atenção, as suas orações e intenções, para esta questão.

O programa da peregrinação de domingo convida os participantes a estarem presentes na “oração do Rosário na Capelinha das Aparições e posteriormente na celebração da Eucaristia”, para pedirem “a Nossa Senhora a graça da paz” para o Iraque.

Recorde-se que em agosto, uma delegação da AIS liderada pelo presidente Johannes Heereman visitou aquele país para se inteirar da situação das populações afetadas pela ação dos extremistas islâmicos, em particular das comunidades cristãs.

“Se não quisermos ser testemunhas silenciosas dos últimos capítulos da história do cristianismo no Iraque, a comunidade internacional deve reagir de forma decisiva agora”, salientou na altura o responsável da Fundação.

Depois de ter promovido uma campanha internacional de sensibilização, a AIS pretende envolver mais as comunidades portuguesas, também através do lançamento em Fátima da campanha “1 milhão de terços pelo Iraque”.

 O dia 14 de setembro assinala a data da consagração da AIS a Nossa Senhora, feita em 1967 pelo fundador do projeto, o padre Werenfried van Straaten.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top